Comer banana verde pode ajudar na prevenção de câncer, diz estudo

Comer banana verde pode ajudar na prevenção de câncer, diz estudo

Comer bananas verdes pode auxiliar na prevenção de câncer em pessoas que já têm predisposição à doença, de acordo com cientistas ingleses. Uma equipe de pesquisadores das universidades de Newcastle e Leeds acompanhou mil pessoas com síndrome de Lynch, uma condição genética que aumenta o risco de alguns tipos de câncer, como do intestino, ovário, estômago, útero e pâncreas, por quatro anos. Eles descobriram que o amido resistente presente na fruta é capaz de reduzir o desenvolvimento de cânceres gastrointestinais em até dois terços.

O estudo foi publicado na American Association for Cancer Research na segunda-feira (25/7). Cerca de 460 participantes da pesquisa tiveram que ingerir uma dose diária de 30 gramas de amido resistente, que é o principal composto presente na biomassa de banana verde, ao longo do tempo da pesquisa. O outro grupo recebeu doses de placebo.

“Concluímos que o amido resistente reduz a incidência de cânceres em mais de 60%. O efeito mais notável foi na parte superior do intestino”, afirmou o professor John Mathers, da universidade de Newcastle, ao jornal The Sun. O suplemento foi efetivo no combate ao câncer de esôfago, trato biliar, pâncreas e duodeno, que é a parte inicial do intestino delgado.

De acordo com o docente, a descoberta é importante, visto que esses tipos de câncer são difíceis de serem diagnosticados e geralmente são descobertos nos estágios mais avançados, atrapalhando o tratamento.

O amido resistente não é digerido pelo intestino delgado, mas passa por um processo de fermentação no órgão — com isso, as bactérias presentes no local são alimentadas. A substância está presente não só na banana, mas também na aveia e no feijão. Outras pesquisas já mostraram que a ação desse tipo de amido não é apenas instantânea, e os benefícios foram identificados em um paciente dez anos depois do término da suplementação.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/comer-banana-verde-pode-ajudar-na-prevencao-de-cancer-diz-estudo