Conheça cinco alimentos que previnem o câncer para inserir na dieta

Conheça cinco alimentos que previnem o câncer para inserir na dieta

câncer é causado por inúmeros fatores. Para se ter ideia da importância de uma alimentação saudável na prevenção da doença, pesquisas revelam que aproximadamente 35% do percentual da mortalidade está associado a uma dieta inadequada.

Por outro lado, a ciência já provou que comer bem, com ingestão regular de frutas e legumes, reduz significativamente os riscos de formação de um tumor maligno.

Os estudiosos ainda acreditam que, do contingente de casos existentes, um terço deles poderia ser evitado apenas pelo estilo de vida.

Os compostos bioativos, presentes nos alimentos funcionais, atuam na prevenção do câncer. A partir desses dados, selecionamos cinco ingredientes com alto potencial de prevenção de tumores, segundo a literatura, além de apresentarem outros benefícios.

Coloque já na rotina!

Cúrcuma longa
Fonte de curcumina, substância que dá cor alaranjada à cúrcuma, o alimento possui alta capacidade de prevenção de alguns tipos de cânceres. Segundo cientistas, o consumo pode silenciar genes relacionados ao aparecimento do tumor.

Ainda não é possível estabelecer os valores ideais para que ocorra essa prevenção. Na dúvida, acrescente o tempero mágico ao máximo de preparações possíveis.

 

brocolis

Brócolis. Pode ser utilizado triturado como “arroz de brócolis”, sopa, um recheio de torta ou gratinado. Use a criatividade

Brócolis
Foi comprovado que um composto presente em vegetais como brócolis, couve-flor e repolho ajuda a impedir mutações em células que se dividem exponencialmente, como o câncer. A substância, conhecida como Diindolilmetano, ou DIM, ainda auxilia no tratamento de câncer de mama, próstata e colo do útero.

Uvas, morango e frutas vermelhas
Fontes de resveratrol, essas frutas possuem alto teor antioxidante e polifenóis, capazes de combater os radicais livres do organismo. O excesso de radicais livres é um dos fatores de risco para formação da doença. Lembre-se de optar por frutas orgânicas, isentas de agrotóxicos.

 

salmão

O salmão é uma fonte rica em ácidos graxos, ômega 3 e proteínas

Peixes (como sardinha, salmão e atum)
Eles têm ômega-3 e abundância. Vale destacar que essa substância é capaz de prevenir câncer de cólon, além de melhorar o foco e a memória.

Chá-verde
Existe uma substância presente no chá-verde que retarda a progressão de câncer de próstata, segundo uma pesquisa britânica publicada na revista Cancer Prevention Research. Lembrando que sua ingestão deve ser recomendada por um médico e/ou nutricionista, evitando excessos.

Vale lembrar que nenhum alimento isolado tem poder de prevenção do câncer. Para isso, deve ser feita uma alimentação com contexto saudável, rico em alimentos naturais, como frutas e vegetais, associados a um estilo de vida saudável.

Fonte:https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/nutricao/conheca-cinco-alimentos-que-previnem-o-cancer-para-inserir-na-dieta