De olho no Mundial, equipe brasileira de ginástica artística disputa Pan no Rio

De olho no Mundial, equipe brasileira de ginástica artística disputa Pan no Rio

A equipe brasileira de ginástica artística inicia, nesta sexta-feira, a preparação para o Mundial em Liverpool. O time disputará o Campeonato Pan-Americano na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O evento classifica as quatro melhores equipes com cinco atletas, no masculino, para o torneio global que ocorrerá em outubro. Além disso, os seis ginastas mais bem qualificados no individual geral, que não tiveram seus países garantidos em Liverpool, também disputarão o evento da Inglaterra. Os três melhores times no Mundial, por sua vez, asseguram vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

"Convocamos uma equipe competitiva com atletas em sua melhor performance no momento com o primeiro objetivo buscar a vaga para o Mundial. Nossa opção foi por escalar três generalistas, Lucas, Caio e Diogo, completando com Zanetti e Nory como especialistas", explica Marcos Goto, Coordenador da Seleção de Ginástica Artística Masculina.

"O Pan é muito importante, ainda mais pelo fato de o Brasil ser sede. Além de buscar a classificação, queremos nos manter como uma das potências da ginástica no nosso continente", acrescenta.

A equipe completa que disputará a competição no Rio de Janeiro

Finalistas no individual geral nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Caio Souza e Diogo Soares disputarão os seis aparelhos. O mesmo vale para Lucas Bitencourt, campeão brasileiro no individual geral em 2019. Além deles, Arthur Zanetti e Arthur Nory também estarão presentes. O primeiro compete no solo, nas argolas e no salto, enquanto o segundo participa do cavalo com alças, das paralelas e da barra fixa.

No Pan-Americano de 2021, também realizado no Rio de Janeiro, o Brasil terminou em primeiro lugar no masculino, seguido por Estados Unidos e Colômbia. Já na quarta-feira à noite, o time realizou o treinamento de pódio, na Arena Carioca 1.

"Foi bom para poder passar nos aparelhos. O treinamento de pódio é muito importante porque nunca havíamos passado nesses aparelhos que estão aqui. É fundamental poder ver como está a iluminação, familiarizar-se com o ginásio, enfim, é bom para uma adaptação geral. A nossa equipe passou bem. Claro, isso é um treino, tem coisas para melhorarmos até a competição, mas a equipe chega bem e isso é o mais importante", afirmou Zanetti, prata nas argolas nos Jogos de 2016.

"É muito bom competir em casa e com a presença do público, lembrando as emoções que vivemos no Parque Olímpico", acrescentou o principal generalista do país.

O Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística terá início na sexta-feira às 8h50 (de Brasília). Até 22h16, haverá a classificatória, a final geral e as decisões por aparelhos.

Folha: https://www.terra.com.br/esportes/ginastica/de-olho-no-mundial-equipe-brasileira-de-ginastica-artistica-disputa-pan-no-rio,f175673a4a43479256cfc5c1e5d113c7kf8fasec.html