Eleições 2022 no Ceará: quem são os pré-candidatos ao governo

Eleições 2022 no Ceará: quem são os pré-candidatos ao governo

Pelo menos seis partidos definiram pré-candidatos para o governo do Ceará nas eleições 2022. As alianças que já têm nomes ainda precisam confirmá-los em convenção partidária. Até este domingo, apenas o PDT oficializou a candidatura de Roberto Claudio.

  • Capitão Wagner, União Brasil
  • Elmano de Freitas, PT
  • Roberto Cláudio, PDT
  • Serley Leal, UP
  • Zé Batista, PSTU

 

As convenções partidárias ocorrem entre 20 de julho e 5 de agosto, conforme o calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Adelita Monteiro (Psol), chegou a anunciar pré-candidatura ao cargo de Governo do Estado, mas desistiu para se aliar à chapa eleitoral encabeçada por Elmano de Freitas.

Eleito vereador e deputado estadual mais votado em Fortaleza e no Ceará, respectivamente, Capitão Wagner é o principal nome de oposição a disputar o cargo no Governo do Ceará. Em 2020, ele obteve 48,31% dos votos válidos na corrida pela Prefeitura de Fortaleza, quando perdeu no segundo turno para José Sarto.

O pré-candidato pelo União Brasil declarou apoio a Jair Bolsonaro quando o presidente participou de eventos no Ceará. Ele também é um tradicional opositor ao grupo político de Ciro Gomes.

Elmano de Freitas foi o escolhido pelo PT em reunião que contou com a participação do ex-governador Camilo Santana e do ex-presidente Lula, após rompimento de aliança com o PDT, em razão da escolha de Roberto Cláudio como candidato ao invés da governadora Izolda Cela.

Elmano é deputado estadual licenciado no Ceará, atuando como líder do PT na Assembleia. Formado em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Elmano foi secretário de educação de Fortaleza no mandato da ex-prefeita Luizianne Lins. Concorreu à prefeitura de Fortaleza em 2012, sendo derrotado no segundo turno por Roberto Cláudio.

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio foi escolhido como pré-candidato para a disputa de governador do estado do Ceará. A definição entre ele e a governadora Izolda Cela foi realizada na noite do dia 18 de julho durante reunião do diretório estadual do PDT por meio do voto entre os 84 membros. O placar foi de 54 a 29 a favor do ex-prefeito, com uma abstenção.

Roberto Cláudio foi prefeito de Fortaleza por dois mandatos. No primeiro, em 2012, venceu o candidato do PT, Elmano de Freitas. Já em 2016, Roberto Cláudio foi reeleito após vencer o candidato Capitão Wagner, que na época era do Partido Republicano (PR).

 

Serley Leal (UP)

O partido União Popular (UP) definiu Serley Leal como seu pré-candidato. Ele é militante, fundador do partido Unidade Popular pelo Socialismo e, atualmente, membro do Diretório Estadual da legenda no Ceará.

Em 2001, foi eleito para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Ceará, também tendo participado do diretório estudantil na Uece. Participou ativamente das principais lutas sociais desde o final da década de 90, como a campanha contra as privatizações realizadas nos governos de FHC e Tasso Jeressaiti.

Em maio, o PSTU lançou a pré-candidatura do operário da construção civil Zé Batista ao governo do Ceará.

"A pré-candidatura do PSTU é radicalmente oposta a tudo que está aí. São as mãos de operários e operárias que constroem tudo na sociedade, por isso a classe operária também precisa governar", disse, ao ser nomeado como pré-candidato pela sigla.

O pré-candidato a vice-governador é Reginaldo Araújo, servidor público de Limoeiro do Norte e ativista do movimento ambiental e social.

Fonte:https://g1.globo.com/ce/ceara/eleicoes/2022/noticia/2022/06/30/eleicoes-2022-no-ceara-quem-sao-os-pre-candidatos-ao-governo.ghtml