ESTUDO APONTA QUE COMER BANANA VERDE PODE AJUDAR NA PREVENÇÃO DE CÂNCER

Estudo aponta que comer banana verde pode ajudar na prevenção de câncer. Pesquisadores evidenciam que doses diárias do composto presente na fruta pode reduzir chances de cânceres gastrointestinais

ESTUDO APONTA QUE COMER BANANA VERDE PODE AJUDAR NA PREVENÇÃO DE CÂNCER

Uma equipe de pesquisadores das universidades de Newcastle e Leeds afirma que comer bananas verdes pode ajudar na prevenção de câncer em pessoas que já têm predisposição à doença. O grupo acompanhou mil pessoas com síndrome de Lynch, uma condição genética que aumenta o risco de alguns tipos de câncer, como o de intestino, ovário, estômago, útero e pâncreas, por até quatro anos. Esses especialistas  descobriram que o amido resistente presente na fruta tem capacidade de reduzir o desenvolvimento de cânceres gastrointestinais em até dois terços.  


  

A fruta é rica em triptofano, aminoácido responsável pela produção de seratonina.

Tal estudo foi publicado nesta segunda-feira (25) na American Association for Cancer Research. Em torno de 460 participantes da pesquisa tiveram que tomar uma dose diária de 30 gramas de amido resistente, o principal composto presente na biomassa de banana verde, no decorrer da pesquisa. O outro grupo recebeu para ingerir doses de placebo.

Ao jornal “The Sun”, o professor John Mathers, da universidade de Newcastle, afirmou: “Concluímos que o amido resistente reduz a incidência de cânceres em mais de 60%. O efeito mais notável foi na parte superior do intestino”. O suplemento, de acordo com o "Metrópoles”, teve sucesso no combate ao câncer de esôfago, trato biliar, pâncreas e duodeno (a parte inicial do intestino delgado). 

Segundo informações do docente, tal descoberta é importante, já que esses tipos de câncer são difíceis de serem diagnosticados e, no geral, são descobertos em estágios mais elevados, o que complica o tratamento.  

O amido resistente, no caso, não é digerido pelo intestino delgado, no entanto passa por um processo de fermentação no órgão, dessa forma, as bactérias presentes são alimentadas. Tal substância não está só presente na banana, mas também em outros alimentos como na aveia e no feijão. Outras pesquisas já evidenciaram que a ação desse tipo de amido não é somente instantânea, e os benefícios foram encontrados em um paciente dez anos após o término da suplementação.

Fonte:https://lorena.r7.com/post/Estudo-aponta-que-comer-banana-verde-pode-ajudar-na-prevencao-de-cancer