Meditação: aprenda a técnica para ter uma vida mais equilibrada

Meditação: aprenda a técnica para ter uma vida mais equilibrada

A meditação é uma poderosa prática que traz benefícios para o corpo, espírito e mente. Conectar-se com sua essência e estar consciente do momento presente é uma das chaves para uma prática proveitosa e próspera. 

Os benefícios de incluir a meditação na rotina são diversos! Além de trazer mais controle emocional e ajudar no autoconhecimento, conseguimos descarregar pensamentos que não agregam e só causam estresse. A meditação vai ajudar a viver a vida com mais leveza e autocontrole. Aprenda a meditação para iniciantes e comece a mudar sua vida!

 

Meditação para iniciantes: passo a passo

Primeiro passo: local

Escolha um local confortável, onde você esteja livre de incômodos ou interrupções. O ideal é um ambiente silencioso, com luz agradável e ar fresco. Pode ser na sua sala, varanda ou até mesmo em um jardim ou campo. O que importa é a sensação de bem-estar!

Segundo passo: posição

No local escolhido, sente-se ou deite-se em uma posição confortável, mantendo sempre a coluna ereta. Relaxe o corpo e deixe os músculos "soltos".

Terceiro passo: respiração

Depois de encontrar a sua posição ideal, feche os olhos e respire fundo. A cada inspiração, conte até seis, segure o ar e, depois, solte lentamente pelo nariz. Repita o processo quantas vezes achar necessário, prestando atenção no ar que entra em seus pulmões, percorre seu corpo e sai aquecido. Conecte-se com o processo natural do seu corpo e sinta sua mente relaxar.

Quarto passo: relaxamento

Agora é a hora de tomar consciência sobre seu corpo. Ainda com os olhos fechados, com a respiração estabilizada, sinta cada músculo dos seus pés, subindo pelas pernas, coxas, ventre, até a cabeça. Repare em cada pedacinho seu - até na ponta dos dedos! Conforme for passando pelos diferentes músculos, relaxe-os e livre-se das tensões.

Quinto passo: atenção

Um grande mito sobre a meditação é que não devemos pensar em nada. Isso, para o ser humano, é quase uma missão impossível. Na verdade, o principal objetivo aqui é analisar como os pensamentos vem e vão, sem se apegar a eles. Quando perceber que algo tomou sua mente, observe e deixe ir embora, voltando o foco para a respiração.

Sexto passo: deixe fluir

Esse é o momento para colocar suas intenções, agradecer e aproveitar o momento de paz. Não existe tempo mínimo ou limite para meditar. Faça o que seu corpo demanda e aproveite os benefícios da ferramenta de relaxamento!

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/meditacao-aprenda-a-tecnica-para-ter-uma-vida-mais-equilibrada,521fca29c5d10f7fc2b382cca5920f492jzu47rx.html