05/10/2017 às 16:39:00

Ataque nuclear da Coreia do Sul mataria 2,1 milhões de pessoas no Japão e Coreia do Norte

Redação

Uma pesquisa realizada pela 38North, um site americano especializado na Coreia do Norte, mostra que uma guerra entre o país e os Estados Unidos poderia trazer consequências catastróficas. De acordo com estudo, um ataque nuclear em Seul e Tóquio, capitais da Coreia do Sul e Japão, respetivamente, mataria 2,1 milhões de pessoas e deixaria mais 7,7 milhões de feridas.

A estimativa foi feita pelo consultor Michael J. Zagurek Jr., especialista em base de dados e modelagem computacional, e leva em conta a tecnologia atual utilizada nas bombas, o arsenal do país, que seria de 20 a 25 ogivas, e a capacidade de suas armas, entre 10 e 15 quilotons, a mesma da bomba de Hiroshima.

Perigo

“Em várias ocasiões nas últimas semanas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e outros membros de sua administração ameaçaram usar a força militar para evitar que a Coreia do Norte realize novos ensaios nucleares ou de mísseis balísticos. Se os EUA executarem qualquer opção militar, o risco de escalada militar pelo Norte aumentará, incluindo o uso de armas nucleares contra a Coreia do Sul e o Japão. De acordo com os cálculos apresentados abaixo, se o ‘impensável’ acontecer, as detonações nucleares sobre Seul e Tóquio, com as atuais estimativas de produção de armas da Coréia do Norte, podem resultar em 2,1 milhões de mortes e 7,7 milhões de feridos”, explica o estudo.

Desde 2011, a Coreia do Norte realizou quase 100 testes de mísseis, sendo que o mais recente deles, realizado em 3 de setembro, foi realizado com uma bomba com capacidade entre 108 e 205 quilotons, poderiam ser contabilizados até 3,8 milhões de mortos.

“O objetivo do regime norte coreano parece ser assegurar a continuação da família Kim no poder, por sua capacidade de dissuasão nuclear viável contra os Estados Unidos. No entanto, o desenvolvimento contínuo de mísseis e a capacidade nuclear do país são recebidos como “provocantes e desestabilizadores” e representam uma ameaça de segurança significativa aos aliados dos EUA – Coreia do Sul e Japão”, declara o 38North.

yahoo

Enquete

Mural de Recados

Postar Recado