11/04/2017 às 18:40:00

Colaboradores Cassems participam de curso de planejamento e gestão em saúde

Redação



Os colaboradores e gestores da Cassems participaram, durante todo o último sábado (08), de um curso de planejamento e gestão em saúde na sede da Caixa dos Servidores. A capacitação tem como objetivos levar à compreensão da importância de analisar cenários para a tomada de decisões, desenvolver competências como visão sistêmica em longo prazo, entre outros. Com o tema “Planejamento e Gestão Estratégica em Saúde”, o curso foi ministrado pelo professor e coach executivo Agmar Vieria Jr.


Por meio de uma metodologia expositiva e interativa, a palestra conta com apresentação de casos práticos e de gestão com foco na área da Saúde, e com conteúdo que aborda desde os conceitos essenciais para o planejamento e gestão até a reestruturação dos custos. Para o gestor de planejamento em Saúde do Hospital Cassems, Alessandro Falchembak, uma equipe bem treinada e assessorada é fundamental para um planejamento ideal.


“O planejamento precisa de uma equipe assessorada por auditores, consultores e administradores, isso tudo envolve planejamento, desenvolvimento de uma equipe multidisciplinar para poder avaliar e identificar quais são os erros”, avalia Falchembak.


De acordo com o coordenador financeiro do Hospital Cassems de Naviraí, Volindomar Paimel, o conteúdo apresentado reflete bem a rotina das unidades da Caixa dos Servidores. “A experiência do palestrante e conteúdo do que ele está nos ensinando realmente aponta os problemas do dia a dia que a gente enfrente nas unidades. Tudo o que ele está falando será de grande valia para o aperfeiçoamento do nosso atendimento. A Cassems está onde está hoje graças a esse trabalho de aperfeiçoamento que é sempre colocado a disposição dos colaboradores para que a gente possa atingir os resultados esperado, tanto pela gestão e, principalmente, pelo beneficiário”, conta Paimel.


Para o diretor de Unidades Hospitalares da Cassems, Flávio Stival, explica que a gestão hospitalar é muito complexa e capacitação necessária. “A nossa vida é uma contínua aprendizagem e esses momentos nos possibilitam isso. O Agmar tem uma experiência muito grande em gestão de saúde e ele trazendo essa experiência para gente só traz o crescimento para a Cassems. A gestão de saúde e de hospital é uma das mais complexas e para que todos os setores envolvidos funcionem é só por meio de capacitação, com treinamento contínuo e com afinco. A Caixa dos Servidores busca isso e nós vamos cada vez mais trabalhar seguindo essa linha, de treinar, capacitar e motivar os nossos colaboradores e o resultado será um melhor atendimento e o nosso beneficiário mais satisfeito”, aponta Stival.


O palestrante Agmar Vieira Jr. salienta que mesmo que se tenha uma estrutura moderna, um hospital sem humanização no atendimento não cumpre o seu papel de ofício.


“Independentemente do preparo técnico e da competência da pessoa, se ela não tiver amor e compaixão pelo próximo não consegue exercer seu trabalho da melhor maneira possível, porque, acima de tudo, nós precisamos entender que quem trabalha com saúde trabalha com vidas humanas, porque vida humana é o dom maior que nós temos em relação a nossa existência. Então, para mim, a compaixão, o acolhimento e levar conforto ao usuário e aos seus familiares são fundamentais para quem trabalha nessa área. O negócio pode ter boas instalações e bons equipamentos, porém, se não tiver tratamento e acolhimento às pessoas, não fica cumprido a missão fundamental”, analisa Vieira.


Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o conhecimento é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da Caixa dos Servidores.


“É um dia importante, onde todas as nossas lideranças estão aqui participando desse curso de gestão em Saúde com o professor Agmar, e isso, com certeza, traz mais conhecimento. Nós vivemos num tempo onde o conhecimento é fundamental para evoluir, crescer e fazer a Cassems se desenvolver cada vez mais para que nós tenhamos uma saúde de excelente qualidade. Os desafios para quem gerencia saúde são enormes no dia a dia, portanto, sentar para refletir sobre o que estamos fazendo e como melhorar é fundamental para garantir o sucesso da empresa”, pontua Ayache.

Assessoria

Enquete

Mural de Recados

Postar Recado