23/11/2017 às 10:49:00

Governo lança plano de contingência do Aedes e diz que notificações caíram 90%

Redação

O governo do Estado lançou na manhã desta quinta-feira (23), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, o Plano Estadual de Contingência ao Aedes aegypti 2017/2018. De acordo com o secretário estadual de saúde, Nelson Tavares, serão distribuídos 2,1 mil celulares Galaxy J5 aos agentes de endemia do Estado.

Conforme o secretário, no ano passado foram 58 mil registros de casos dengue e, neste ano, são 5 mil casos. A queda é de aproximadamente 90% e, segundo Tavares, um dos fatores é o acompanhamento em tempo real feito pelos agentes de endemias.

O aplicativo para acompanhamento foi lançado em 2015 e será otimizado para este ano. A previsão é que até julho do próximo ano, 6 mil agentes estejam com os celulares em mãos.

De acordo com o secretário, antes eram utilizados tablets, mas, por conta de problemas de conexão com a internet, serão substituídos pelos celulares. A expectativa é que deste modo, 95% dos municípios sejam cobertos e, locais de difícil acesso como aldeias indígenas também sejam monitoradas em tempo real.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse acreditar que no momento, não são necessárias medidas punitivas e que “estamos trabalhando na conscientização da população”.

Os celulares foram adquiridos pelo governo do Estado em parceria com a Embratel. O Estado paga R$ 40/mês por aparelho que tem manutenção pela operadora.

midiamax

Enquete

Mural de Recados

Postar Recado