06/04/2017 às 08:56:00

IFMS abre inscrição em curso sobre metodologias de aprendizagem

Redação




O Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o curso gratuito em “Metodologias ativas de aprendizagem para o estudante do século XXI”.

 

O curso se destina a professores das redes pública e privada de Nova Andradina e região. São ofertadas 40 vagas no total. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira, 5, por meio do formulário eletrônico.

 

As atividades serão presenciais e ocorrerão duas vezes por semana no Centro Municipal de Inclusão Digital (Cemid) e no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com turmas no período vespertino e noturno. O curso terá duração de 180 horas, com início previsto para 17 de abril.

 

A coordenadora do curso, professora Azenaide Vieira, explica que o objetivo é promover a competência pedagógica a partir da vivência de currículo integrado e por competências, ensino híbrido, avaliação formativa, aprendizagem ativa e outros conceitos da educação contemporânea.

 

“Nosso propósito é muito mais do que oferecer  um curso de formação de professores, pretendemos criar novos caminhos na promoção de uma educação alinhada à sociedade atual e, para isso, propomos a construção de redes colaborativas e a internacionalização de experiências educacionais brasileira”, destacou.

 

O curso terá foco em pilares fundamentais para a educação contemporânea como transdisciplinaridade, currículo integrado, avaliação por competência e aprendizagem ativa. Além dos módulos, as atividades preveem ainda o desenvolvimento de um projeto de intervenção, da apresentação dos resultados e visitas.

 

Colaboração – O curso é realizado em colaboração com professores quatro instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.

 

Os participantes do projeto participaram do Programa Professores para o Futuro, realizado na Finlândia entre abril e junho de 2016, e contam com o apoio dos pesquisadores da Universidade de Ciências Aplicadas de Hämeelinna, HAMK, sediada no país escandinavo.

 

De acordo com Azenaide, além do Campus Nova Andradina do IFMS, os institutos federais de Brasília (IFB, Campus Ceilândia), Rondônia (IFRO, Campus Porto Velho Calama) e Espírito Santo (IFES, Campus Vitória) também ofertarão o curso.

 

Ascom/IFMS

Assessoria

Enquete

Mural de Recados

Postar Recado