11/04/2017 às 18:19:00

Governo investirá R$ 11 milhões para readequar hospital de Corumbá

Redação

Parte integrante do plano de regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul, o Hospital de Caridade de Corumbá – cidade distante 419 quilômetros de Campo Grande – receberá R$ 11 milhões do governo do Estado para reforma, ampliação e habilitação de novos serviços, a fim de absorver as demandas da polo regional do Pantanal.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) autorizou, nesta terça-feira (11) o início da obra de adequação do hospital, onde serão construídos centro cirúrgico, enfermarias, pronto socorro, maternidade e centro de ortopedia.

“Se a gente olhar pros quase 40 anos de Mato Grosso do Sul, vamos ver que a política desaúde sempre foi centralizadora. Tudo sempre foi focado em Campo Grande. Muito pouco se fez para levar estruturas melhores para o interior. A nossa lógica é justamente o contrário”, enfatizou Azambuja.

Na semana passada, convênio semelhante foi firmado no hospital de Três Lagoas, na região Leste, assim como Coxim na região Norte, Ponta Porã, Dourados e Nova Andradina.

“Não tem como desprezar estruturas já existentes que temos no Estado. É mais funcional e mais barato ampliar, adequar e otimizar os equipamentos que já temos, melhorando a funcionalidade deles e atendendo a necessidade local, do que arcar com um custo extra, já que tudo isso estamos fazendo com recursos próprios do Estado”, lembrou.

O governador explicou ainda, que Corumbá integra as 11 macrorregiões do Estado, onde o governo pretende fortalecer os equipamentos de saúde.

“Corumba entendeu que melhorando não faria sentido ter dois hospitais, sob pena de um ficar sem condições de funcionar. Além disso, por meio de convênio já aproveitamos a mesma equipe, ampliamos serviços, trabalhando continuamente”, finalizou.

campograndenews