Saúde Crianças infectadas por varíola dos macacos na cidade de SP têm entre 4 e 6 anos, diz Prefeitura

Secretaria Municipal da Saúde confirmou nesta quinta (28) três casos de monkeypox em crianças na capital paulista, duas meninas e um menino. Um dos menores teve contato com parente infectado. Os outros dois casos seguem sendo investigados.

Saúde  Crianças infectadas por varíola dos macacos na cidade de SP têm entre 4 e 6 anos, diz Prefeitura

A Prefeitura de São Paulo confirmou, na noite desta quinta-feira (28), três casos de monkeypox, a varíola dos macacos, em crianças. Se tratam de duas meninas de seis anos de idade e um menino de quatro anos. Esses são os primeiros casos registrados em crianças na capital.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, os menores apresentaram bolhas na pele (vesículas), dilatação nos gânglios e febre. Todas estão em suas residências, sendo monitoradas.

Pela investigação já realizada pela secretaria, uma das meninas teve contato com um parente que estava com a doença. Já os outros dois casos seguem sob análise para verificação da origem das infecções.

“No último sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que a doença é uma emergência de saúde pública, de caráter global. Com a nova realidade internacional, busca-se aumentar a coordenação entre os países e reforçar os mecanismos de busca ativa, com o objetivo de implementar medidas que ajudem a conter a circulação do vírus”, afirma o comunicado divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta quinta (28).

Ainda segundo a nota, “desde os primeiros alertas da OMS para a doença, a SMS instituiu protocolos para toda a rede pública e privada para o atendimento dos casos suspeitos. O órgão está com toda a operação de atendimento, diagnóstico e monitoramento em pleno funcionamento”.