Seis motivos para incluir a meditação na rotina das crianças

Seis motivos para incluir a meditação na rotina das crianças

A vida moderna se tornou tão dinâmica que requer não apenas o máximo do corpo, como também da mente. A ascensão da meditação e atividades voltadas a um trabalho psicológico mais específico demonstram que saúde emocional subiu degraus em termos de relevância e preocupação entre as pessoas, já que é cada vez mais comum elas se interessarem por tais práticas em busca do equilíbrio necessário e para (re)aprender a viver de forma mais leve, sem abrir mão do próprio bem-estar. 

Apesar desse cenário, pautado em transformação e adaptação, a falta de familiaridade com as atividades direcionadas à saúde mental, como a meditação, faz com que alguns se afastem, porém o ato de meditar não requer necessariamente um nível avançado, já que essa ferramenta de bem-estar pode ser acessada por experientes no tema ou por aqueles que nunca tiverem contato, mas que gostariam de experimentar. Outro ponto interessante é que a meditação não tem uma margem de idade, ou seja, é uma alternativa até para as crianças. Confira seis motivos para incentivá-las a meditar.  

 

1 – Conhecer as próprias emoções 

Uma prática meditativa também parte da premissa de conseguir analisar as próprias vivências e colocá-las na balança. Apesar dessa falta de experiência, a pouca idade não limita as crianças, pois elas também precisam aprender a lidar com suas emoções. Iniciar esse processo de autoconhecimento pode fazer a diferença. 

2 – Aumentar a concentração 

A energia de sobra para correr, aprender e brincar descrevem bem o perfil de uma criança, ainda assim é inegável que a digitalização trouxe um cenário diferente e as impactou. Nativas digitais, desde cedo aprendem a reconhecer a dinâmica trazida pelo mundo globalizado e, com facilidade, dividem atenção entre tevê, tablets e celulares: a geração multitelar.  

Uma das vertentes da meditação é trabalhar a concentração, por isso, muitos exercícios são focados na própria respiração, atenção plena no presente e em como é essencial realizar uma atividade por vez. 

3 – Aprender a ter calma 

À medida em que uma criança vai se desenvolvendo, ela passa a criar vínculos com outras crianças, e essa socialização é indispensável para elas, como apontam especialistas. Assim, os conflitos que normalmente ficam restritos à família, como entre irmãos, se expandem para outras esferas. Aprender a ter paciência, entendendo que para tudo existe uma hora, que há uma outra parte envolvida e com uma cultura diferente da sua, ou mesmo trabalhar para reduzir a raiva que, às vezes, parece tão latente, são modos que ensinam a tirar o foco do conflito como único meio de se conseguir o que quer e trazem o perdão para a conversa. 

 

4 – Trabalhar a criatividade 

Há meditações especificamente voltadas à criatividade, ajudando as crianças a criarem cenários na cabeça e a trabalharem esse lado criativo. Com uma formatação bem apropriada aos pequeninos, é possível, por exemplo, instigar a participação deles no acompanhamento de uma meditação guiada (quando há uma voz indicando os próximos passos da meditação). Um exemplo básico desse modelo é ir citando cores e pedir a eles que pensem em objetos dessa mesma cor. Com essa dinâmica, criatividade e concentração se unem e tornam a atividade divertida. 

5 – Se preparar para o futuro 

Cada exercício de meditação vai trazer uma frente característica, mas eles também carregam esse viés de preparação para o futuro. Trabalhar a criatividade, controlar as emoções e saber lidar com elas ou ter mais foco e concentração, tudo isso vai além dessa que é uma das melhores fases da vida, pois tem potencial para fazer a diferença nesse processo de formação. Não há idade para meditar e nunca é tarde para começar.  

6 – Uma atividade em família 

Às vezes, envolver os filhos nas atividades em família parece um verdadeiro desafio, ainda mais quando eles insistem em ficar conectados o tempo todo. A meditação se apresenta como uma forma de fortalecer esses laços e promover uma atividade em grupo. Ao escolher meditações específicas para crianças, os pais podem acompanhar e realizá-las com os filhos, fazendo desse um momento de conexão e diversão em família, seja em casa, no parque ou onde quiser. 

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/seis-motivos-para-incluir-a-meditacao-na-rotina-das-criancas,d6f4951a4e5f0e14e56797d3f57c0c37bforewbu.html