Senador do PT propõe endurecimento de punições para crimes políticos

A proposta apresentada torna qualificado o homicídio cometido "por motivo de ideologia, intolerância ou inconformismo político"

Senador do PT propõe endurecimento de punições para crimes políticos

O senador Humberto Costa (PT-PE), que preside a Comissão de Direitos Humanos do Senado, apresentou, nesta segunda-feira (11/7), um projeto de lei com o objetivo de qualificar o crime de homicídio motivado por questão política, como ocorreu em Foz do Iguaçu, neste fim de semana, com o assassinato do tesoureiro do PT, Marcelo Arruda, durante sua festa de aniversário de 50 anos.

Arruda foi morto por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), que invadiu a confraternização atirando contra o aniversariante. A festa tinha como tema o PT e fazia várias referências ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A proposta apresentada pelo senador torna qualificado o homicídio cometido “por motivo de ideologia, intolerância ou inconformismo político, ou com o objetivo de interferir no processo político eleitoral ou de impedir o livre exercício de mandato eletivo”.

Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/eleicoes-2022/senador-do-pt-propoe-endurecimento-de-punicao-para-crimes-politicos