SpaceX lança Cargo Dragon com experimentos e suprimentos para a ISS

O lançamento aconteceu durante a noite desta quinta-feira (14), com um foguete Falcon 9; a nave Dragon deverá ser acoplada ao laboratório neste sábado

SpaceX lança Cargo Dragon com experimentos e suprimentos para a ISS

A SpaceX lançou às 21h44 (horário de Brasília) desta quinta-feira (14) foguete Falcon 9 com uma nave cargueira Dragon, levando suprimentos e experimentos científicos rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) na missão CRS-25. A nave agora está seguindo viagem rumo ao laboratório orbital, e deverá se acoplar a ele somente às 12h20 deste sábado (16).

A missão deveria ter sido lançada há mais de um mês, mas acabou adiada em função de altos níveis de vapor de hidrazina (composto usado pelos propulsores da nave) detectados em parte do sistema de propulsão durante operações de abastecimento, o que sugeria um vazamento.

Os estágios do foguete Falcon 9 se separaram 2,5 minutos após o lançamento. Enquanto o segundo estágio levava a nave para a órbita, o propulsor iniciou seu retorno para a Terra, pousando na embarcação robótica A Shortfall of Gravitas cerca de 7,5 minutos após deixar o solo. A nave está levando 2.630 kg de experimentos e alimentos para os astronautas, como maçãs, laranjas, tomates, cebolas e mais.

Os experimentos levados pela Dragon

Cerca de metade da carga total a bordo da Dragon é composta por experimentos científicos. Um dos maiores deles, tanto em escopo quanto em tamanho físico, é o Earth Surface Mineral Dust Source Investigation (EMIT), um dispositivo com tamanho de um forno de cozinha que será instalado na ISS como uma carga útil externa, para medir a composição mineral da poeira nas regiões mais quentes da Terra.

Entre outros experimentos, está uma investigação de concreto de biopolímeros, que vai estudar a formação de materiais de construção na microgravidade. Outro estudo será voltado para os efeitos do envelhecimento celular na reparação de tecidos corporais, e a possibilidade de revertê-los nos astronautas quando voltam à Terra.

A CRS-25 foi o 30º lançamento da SpaceX neste ano, sendo também o 38º realizado em 35 semanas. A missão representa ainda o 136º lançamento de sucesso consecutivo com um foguete Falcon 9. Por fim, este foi o sétimo lançamento realizado pela empresa desde 17 de junho, e representa a terceira missão de cargas conduzida com esta cápsula.

Fonte: https://www.terra.com.br/byte/ciencia/espaco/spacex-lanca-cargo-dragon-com-experimentos-e-suprimentos-para-a-iss,508cb82cba40f02505952677969a1a52kr0az6ag.html