Total de cursos superiores com avaliação satisfatória é de 26% no EAD e 38% no modelo presencial, diz MEC
Índice avalia a qualidade do ensino superior no país e dá notas de 1 a 5 para os cursos. Em 2022, foram avaliados 26 cursos de bacharelado e tecnológicos, principalmente de ciências sociais e humanas, e de gestão. Sala de aula na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) UCDB/Reprodução Apenas 450 cursos de ensino superior na modalidade de educação a distância (EAD) conseguiram notas 4 ou 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). Número divulgado nesta terça-feira (2) é referente a 2022 e representa cerca de 26,6% dos cursos EAD avaliados. No ensino presencial, mais de 38% dos cursos tiveram avaliação 4 e 5, consideradas satisfatórias nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. ???????? CPC é um dos indicadores usados para avaliar a qualidade da educação superior do país. Esse indicador é obtido a partir do desempenho dos alunos no Enade, da qualificação do corpo docente e dos recursos didático-pedagógicos (como laboratórios) da universidade (veja mais abaixo). ???? É o CPC que indica a qualidade do curso. Por exemplo, quando uma universidade diz que tem um curso de direito nota 5 no MEC, é ao CPC que está se referindo. Notas no MEC: como descobrir o conceito de um curso ou faculdade? Em 2022, foram avaliados os seguintes cursos: Bacharelados Administração Administração Pública Ciências Contáveis Ciências Econômicas Comunicação Social (Jornalismo) Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) Direito Psicologia Relações Internacionais Secretariado Executivo Serviço Social Teologia Turismo Tecnológicos Comércio Exterior Design de Interiores Design Gráfico Design de Moda Gastronomia Gestão Comercial Gestão de Qualidade Gestão Pública Gestão de Recursos Humanos Gestão Financeira Logística Marketing Processos Gerenciais Abaixo, veja como os cursos, divididos por modalidade, foram avaliados em 2022: ????️ Cursos EAD Nota 1 (insatisfatória): 93 Nota 2 (insatisfatória): 124.108 Nota 3 (Regular): 1.155.053 Nota 4 (Satisfatória): 159.529 Nota 5 (Satisfatória): 3.730 ???????????? Cursos presenciais Nota 1 (insatisfatória): 1.322 Nota 2 (insatisfatória): 112.309 Nota 3 (Regular): 763.413 Nota 4 (Satisfatória): 584.954 Nota 5 (Satisfatória): 58.653 Entenda como é feita a avaliação ✏️O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia as graduações (administração em determinada faculdade, por exemplo) e considera: o desempenho dos alunos no Enade 2022 (prova feita no início e no fim da graduação); a formação dos professores (se são mestres e doutores, por exemplo, e se trabalham em regime de dedicação exclusiva); a percepção dos estudantes sobre o próprio curso (questionário respondido no Enade); o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que analisa o desempenho dos alunos concluintes (Enade) e dos alunos ingressantes (Enem), para avaliar o aprendizado absorvido durante o curso. Matrículas x CPC Nos cursos avaliados em 2022, o número de matrículas das modalidades EAD e presencial teve pouca diferença, em uma divisão de 49% e 51% respectivamente. O que chama atenção, no entanto, é a diferença nas matrículas por faixa dos cursos. Dos mais de 1,4 milhão de alunos matriculados em cursos EAD em 2022, apenas 11,3% estavam registrados em cursos de nota 4 ou 5. Se comparado com o ensino presencial também em 2022, dos mais de 1,5 milhão inscritos na modalidade, 42,3% estavam em cursos de nota 4 e 5.
Índice avalia a qualidade do ensino superior no país e dá notas de 1 a 5 para os cursos. Em 2022, foram avaliados 26 cursos de bacharelado e tecnológicos, principalmente de ciências sociais e humanas, e de gestão. Sala de aula na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) UCDB/Reprodução Apenas 450 cursos de ensino superior na modalidade de educação a distância (EAD) conseguiram notas 4 ou 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). Número divulgado nesta terça-feira (2) é referente a 2022 e representa cerca de 26,6% dos cursos EAD avaliados. No ensino presencial, mais de 38% dos cursos tiveram avaliação 4 e 5, consideradas satisfatórias nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. ???????? CPC é um dos indicadores usados para avaliar a qualidade da educação superior do país. Esse indicador é obtido a partir do desempenho dos alunos no Enade, da qualificação do corpo docente e dos recursos didático-pedagógicos (como laboratórios) da universidade (veja mais abaixo). ???? É o CPC que indica a qualidade do curso. Por exemplo, quando uma universidade diz que tem um curso de direito nota 5 no MEC, é ao CPC que está se referindo. Notas no MEC: como descobrir o conceito de um curso ou faculdade? Em 2022, foram avaliados os seguintes cursos: Bacharelados Administração Administração Pública Ciências Contáveis Ciências Econômicas Comunicação Social (Jornalismo) Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) Direito Psicologia Relações Internacionais Secretariado Executivo Serviço Social Teologia Turismo Tecnológicos Comércio Exterior Design de Interiores Design Gráfico Design de Moda Gastronomia Gestão Comercial Gestão de Qualidade Gestão Pública Gestão de Recursos Humanos Gestão Financeira Logística Marketing Processos Gerenciais Abaixo, veja como os cursos, divididos por modalidade, foram avaliados em 2022: ????️ Cursos EAD Nota 1 (insatisfatória): 93 Nota 2 (insatisfatória): 124.108 Nota 3 (Regular): 1.155.053 Nota 4 (Satisfatória): 159.529 Nota 5 (Satisfatória): 3.730 ???????????? Cursos presenciais Nota 1 (insatisfatória): 1.322 Nota 2 (insatisfatória): 112.309 Nota 3 (Regular): 763.413 Nota 4 (Satisfatória): 584.954 Nota 5 (Satisfatória): 58.653 Entenda como é feita a avaliação ✏️O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia as graduações (administração em determinada faculdade, por exemplo) e considera: o desempenho dos alunos no Enade 2022 (prova feita no início e no fim da graduação); a formação dos professores (se são mestres e doutores, por exemplo, e se trabalham em regime de dedicação exclusiva); a percepção dos estudantes sobre o próprio curso (questionário respondido no Enade); o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que analisa o desempenho dos alunos concluintes (Enade) e dos alunos ingressantes (Enem), para avaliar o aprendizado absorvido durante o curso. Matrículas x CPC Nos cursos avaliados em 2022, o número de matrículas das modalidades EAD e presencial teve pouca diferença, em uma divisão de 49% e 51% respectivamente. O que chama atenção, no entanto, é a diferença nas matrículas por faixa dos cursos. Dos mais de 1,4 milhão de alunos matriculados em cursos EAD em 2022, apenas 11,3% estavam registrados em cursos de nota 4 ou 5. Se comparado com o ensino presencial também em 2022, dos mais de 1,5 milhão inscritos na modalidade, 42,3% estavam em cursos de nota 4 e 5.