Dessecação pré-colheita da soja ganha força com uso de tecnologia e contribui com a safrinha

Mapa de Dessecação pré-colheita do xarvio® FIELD MANAGER usa imagens de drones e indica ao agricultor a área com soja em ponto de colheita no talhão ■ Manejo de dessecação deve ser feito até dez dias antes da colheita para melhorar a operação no campo e auxilia no controle das plantas daninhas

Dessecação pré-colheita da soja ganha força com uso de tecnologia e contribui com a safrinha

São Paulo, 18 de janeiro de 2024 – A colheita da soja começou em alguns estados, mas chuvas constantes no início de janeiro limitam o trabalho no campo e a área colhida é de 2% até o momento, segundo informações da Agroconsult. Um trabalho importante antes da colheita é a uniformização da cultura ou dessecação da soja. Este manejo tem sido estratégico para o agricultor porque pode facilitar a colheita e permitir uma janela melhor de semeadura da segunda safra.

A dessecação e a uniformização das plantas devem ser feitas no momento correto. Esse processo contribui para a eliminação das plantas daninhas remanescentes e pode antecipar a colheita da soja. “O manejo de dessecação pré-colheita da soja garante a antecipação de cinco dias em média para colheita do grão, permitindo dessa forma uma melhor janela para o plantio da segunda safra, e o controle das plantas daninhas na área que podem prejudicar a colheita e semeadura da próxima safra. É um manejo estratégico e que contribui para a safra atual e pode potencializar a produtividade do próximo cultivo. Isso porque as plantas daninhas competem por nutrientes, água e luz solar com a plantação”, explica Sérgio Zambon, gerente Técnico de Desenvolvimento de Mercado Brasil na BASF.

Estudos da EMBRAPA Milho e Sorgo demonstraram que a plantas da daninhas já foram responsáveis por ocasionar perdas de 15% na produção mundial de grãos, sem contar que elas podem ser hospedeiras de pragas e doenças.

Tecnologia digital

A dessecação da soja requer uma análise precisa da área cultivada, incluindo uma correta identificação das plantas daninhas existentes e, a partir daí, selecionar o melhor herbicida dessecante, o mais apropriado e a execução adequada desse manejo.

“O mapeamento com uso de imagens de drone tem sido muito eficiente para indicar ao agricultor as diferenças de maturação entre as áreas com soja em um mesmo talhão, e com isso definir o melhor momento para o manejo da dessecação pré-colheita. A tecnologia tem sido uma ferramenta para uniformizar e antecipar a colheita, bem como identificar as áreas com presença de plantas daninhas. Dessa forma, a tecnologia auxilia na indicação do melhor momento de entrada nas áreas para dessecação”, comenta Ricardo Arruda, líder de Agronomia e Operações de Campo do xarvio® Digital Farming Solutions no Brasil.

A tecnologia, por exemplo, do Mapa de Dessecação com Taxa Variável do xarvio FIELD MANAGER gerado a partir de imagens captadas por drone, mostra os diferentes níveis de maturação do campo de soja, índice de área foliar e biomassa presente, indicadores que apontam para o agricultor com precisão o momento ideal para o manejo ser feito no talhão.

“Ao adotar essa abordagem de manejo apoiado na tecnologia os agricultores estão obtendo mais chances de realizar a colheita antecipada, e um campo mais uniforme para a operação, que certamente pode impactar de forma positiva a qualidade operacional e, também, a produtividade do cultivo da segunda safra”, salienta Ricardo Arruda.

Sobre a BASF Digital Farming GmbH

A BASF Digital Farming está na vanguarda da transformação digital da agricultura, otimizando a produção agrícola. É a marca xarvio® Digital Farming Solutions que oferece produtos digitais baseados em uma plataforma líder de modelagem de cultivos, que oferece consultoria agronômica independente e específica para a zona do campo, possibilitando que os agricultores produzam de maneira mais eficiente e sustentável. Os produtos xarvio®, FIELD MANAGER e HEALTHY FIELDS estão sendo usados por agricultores em mais de 100 países. O xarvio® FIELD MANAGER é usado por 100.000 agricultores (área total de mais de 16 milhões de hectares) em 14 países, e o xarvio SCOUTING é usado por mais de 7 milhões de agricultores e consultores. Para obter mais informações, visite o site xarvio ou qualquer um de nossos canais de mídia social: YouTube, Facebook, Instagram e LinkedIn

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF

A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso – para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2022, nossa divisão gerou vendas de €10.3 bilhões. Para mais informações, visite BASF Agricultural Solutions ou qualquer um de nossos canais nas redes sociais.

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 87,3 bilhões em 2022. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em BAS                          

Fonte: Assessoria