Eleições 2022: os candidatos ao Senado Federal pelo Amapá

Primeiro turno será em 2 de outubro. Convenções que definem candidatos vão até 5 de agosto.

Eleições 2022: os candidatos ao Senado Federal pelo Amapá

O primeiro turno das Eleições acontece em 2 de outubro de 2022. As convenções partidárias, que oficializam quem vai concorrer no pleito por cada partido, iniciaram na quarta-feira (20) e seguem até 5 de agosto, conforme o calendário da Justiça Eleitoral.

O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

 

Confira a lista de quem, até a última atualização desta reportagem, foi anunciado como candidato ao Senado Federal pelo Amapá (em ordem alfabética):

 

 

PSB lança Capi como candidato ao Senado Federal pelo Amapá em 2022 — Foto: Facebook/Reprodução

 

 

  • Situação: Zootecnista, João Alberto Capiberibe é natural de Afuá no Pará, e tem 73 anos. Ele foi prefeito de Macapá, entre 1989 e 1992, governador do Amapá entre 1995 e 2002 e senador, no mandato de 2011 a 2019 pelo PSB. A mais recente disputa eleitoral foi no pleito de 2020, quando ele se candidatou a prefeitura da capital.
  • Oficialização: a candidatura foi aprovada em convenção estadual no dia 5 de agosto, em evento na sede do partido em Macapá.

 

 

Agir lança Coronel Palmira como candidata ao Senado Federal pelo Amapá em 2022 — Foto: Facebook/Reprodução

 

  • Situação: Palmira das Neves Bittencourt, de 54 anos, é policial militar da reserva, evangélica, casada, mãe de 2 jovens, e armamentista. No currículo coleciona conquistas inéditas para mulheres, como ser a primeira a comandar um batalhão da Polícia Militar do Amapá e a primeira mulher instrutora de tiro do Amapá. É bacharela em Direito e Segurança Pública e mestra em Planejamento e Políticas Públicas. Na carreira política, ela já concorreu aos pleitos de 2014 como candidata ao Senado e em 2018 como deputada federal.
  • Oficialização: candidatura foi aprovada em convenção estadual no dia 4 de agosto, em Macapá.

 

 

 

 

Davi Alcolumbre — Foto: Fernando Carneiro/Rede Amazônica

 

  • Situação: atual senador, Davi tenta permanecer no cargo ocupado por ele há 8 anos. Ele começou a carreira política em 2000 como vereador em Macapá, foi deputado federal pelo Amapá por três mandatos, entre 2002 e 2014, quando conquistou cadeira no Senado. Em 2018, ele chegou a concorrer ao governo do Amapá, mas ficou em 3º lugar. Davi foi também presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional entre 2019 e 2021. Amapaense de 44 anos, casado e pai de dois filhos, ele é o quarto filho do mecânico José Tobelem e da empresária Julia Alcolumbre. Ele começou a trabalhar no comércio da família, estudou economia, mas seguiu o caminho da política.
  • Oficialização: candidatura foi aprovada em convenção estadual no dia 28 de julho, num espaço de eventos na orla de Macapá.

 

 

 

Patriota lança Gilberto Laurindo como candidato ao Senado Federal pelo Amapá em 2022 — Foto: Instagram/Reprodução

 

  • Situação: engenheiro agrônomo e empresário, Laurindo é de Foz do Iguaçu (PR) e desenvolve atividades empresariais no Amapá há mais de 30 anos. Além de atuar como produtor rural, ele também presidiu a Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA) e a Junta Comercial do Amapá (JUCAP).
  • Oficialização: candidatura foi aprovada em convenção estadual no dia 5 de agosto, em Macapá.

 

 

 

PTB oficializa Guaracy como candidato ao Senado Federal pelo Amapá em 2022 — Foto: Facebook/Reprodução

 

  • Situação: empresário, agropecuarista e pastor de 47 anos, ele se candidata pela terceira vez a um cargo eletivo. O político já concorreu ao Senado Federal pelo Amapá em 2018 e também à prefeitura de Macapá em 2020. Ele é radicado no Amapá há mais de dez anos, pastor da igreja quadrangular há mais de 20 anos.
  • Oficialização: a candidatura foi aprovada em convenção estadual no dia 20 de julho, em evento na sede do partido em Macapá.

 

 

 

Avante oficializa Pastor Valdenor Guedes como candidato ao Senado Federal pelo Amapá em 2022 — Foto: Beto PlayRAS/Avante/Divulgação

 

  • Situação: na carreira política, ele coleciona 3 mandatos como deputado federal: eleito em 1990 e 1994, e assumindo como suplente em 2003. Químico industrial e servidor público federal aposentado, Valdenor Guedes também atua como professor de física, matemática e química, além de ser diretor técnico da antiga Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).
  • Oficialização: a candidatura foi aprovada em convenção estadual no dia 27 de julho, em espaço de eventos em Macapá.

 

 

 

 

MDB oficializa Rayssa Furlan como candidata ao Senado Federal pelo Amapá em 2022 — Foto: Facebook/Reprodução

 

  • Situação: é a primeira vez que a médica dermatologista de 35 anos se candidata a um cargo eletivo. Ela trabalhou atendendo via clínica médica em Macapá, Santana e Mazagão, é casada com o prefeito de Macapá, Dr Furlan, e na gestão dele assumiu a Secretaria Municipal de Participação Popular da capital.
  • Oficialização: candidatura foi aprovada em convenção estadual no dia 21 de julho, em evento na sede do partido em Macapá.

 

PRTB lança Sueli Pini como candidata ao Senado Federal pelo Amapá em 2022 — Foto: Fernando Carneiro/Rede Amazônica