5 dicas para tomar decisões mais assertivas no trabalho

5 dicas para tomar decisões mais assertivas no trabalho

Se pararmos para pensar, estamos sempre tomando decisões e fazendo escolhas, não é mesmo? Desde coisas simples do dia-a-dia, até questões mais complexas, a tomada de decisão é inerente ao ser humano.

No trabalho, geralmente, quanto mais alto o cargo, maior a necessidade de tomar decisões. Ser assertivo nesse cenário se torna essencial. Uma dica é: identifique o problema e faça um diagnóstico completo do que tem pela frente. Entender a situação é essencial para tomar decisões mais assertivas. 

 

Nesse sentido, é também importante analisar o histórico, olhar para trás e não se deixar levar pela precipitação. Por isso, é essencial saber trabalhar sob pressão e enxergar a situação friamente. 

Mas saiba que, mesmo assim, nem tudo pode sair como planejado. Leve todas as situações como aprendizado para as próximas decisões que, com certeza, você terá que tomar.

Veja, a seguir, 5 dicas para tomar decisões mais assertivas no trabalho:

Analise as opções

Dificilmente alguém ficaria em dúvida entre opções inteiramente boas ou más. Por isso, o mais comum é que as alternativas possuam lados positivos e negativos que, claro, devem ser levados em consideração. Uma forma de colocar isso em prática é escrever os prós e contras em um pedaço de papel; afinal, o processo da escrita costuma deixar as ideias mais claras e ainda auxiliar na objetividade. Além disso, também é válido reservar um tempo na rotina para a reflexão. 

Crie uma estratégia

Toda decisão possui uma consequência. Logo, quando se fala em carreira, cada escolha profissional deve estar alinhada a uma estratégia. “Onde quero chegar?” e “Qual o melhor caminho para me levar até lá?” são alguns dos questionamentos que devem ser feitos. Na hora de traçar um planejamento, vale incluir metas de curto, médio e longo prazo, além de objetivos claros do que é esperado com determinada profissão ou empreendimento. 

Foque nos seus objetivos

O autoconhecimento é outro aspecto importante na hora de tomar grandes decisões, já que quem conhece as próprias prioridades consegue ter mais objetividade na hora de manter o foco em seus objetivos. Dessa forma, quando surgirem contratempos, as escolhas devem ser baseadas principalmente naquilo com maior potencial para contribuir com os planos de longo prazo. 

Considere outros pontos de vista

Analisar as questões sob outras perspectivas pode trazer insights diversificados sobre temas como carreira, realização profissional, mercado de trabalho e até vida pessoal. Opiniões alheias podem ser especialmente bem-vindas se esses interlocutores forem mentores experientes ou colegas de longa data. Além disso, ao expressar anseios em voz alta, a situação geral pode se tornar mais clara.

Estabeleça um prazo

Por fim, postergar ou procrastinar decisões pode acarretar em consequências negativas, principalmente no que diz respeito ao cumprimento de datas e prazos, como é o caso de processos seletivos. Somado a isso, o adiamento de algumas escolhas pode acabar se convertendo em uma situação de estagnação. 

Por isso, uma das formas de evitar essa circunstância é estabelecendo um prazo final para a tomada de decisões. 

 

Fonte:https://www.eql.com.br/usufruir/2022/08/5-dicas-para-tomar-decisoes-mais-assertivas-no-trabalho/?utm_source=terra_capa_economia&utm_medium=referral