Argentina faz último jogo antes da Copa; saiba no que ficar de olho

Argentina faz último jogo antes da Copa; saiba no que ficar de olho

A seleção argentina faz seu último teste antes da Copa do Mundo nesta quarta-feira. Comandada pelo técnico Lionel Scaloni e com Messi em campo, a Argentina enfrenta os Emirados Árabes às 12h30 (de Brasília), em Abu Dhabi, antes de viajar ao Catar, palco do Mundial. Mas no que o torcedor brasileiro precisa ficar de olho no principal rival do Brasil?

A Argentina, apesar de ter Messi à disposição, convive com um desfalque importante no meio de campo. Com uma lesão muscular, que o fez até passar por cirurgia, o meia Lo Celso desfalca os argentinos na Copa do Mundo. O técnico Lionel Scaloni, agora, busca uma solução para o setor sem um de seus principais jogadores.

+ Veja a tabela completa da Copa do Mundo

Lionel Scaloni, técnico da Argentina, em entrevista coletiva — Foto: AFA

Lionel Scaloni, técnico da Argentina, em entrevista coletiva — Foto: AFA

Pode não ser neste amistoso contra os Emirados Árabes, porém, que o treinador argentino mostrará muita coisa para seus torcedores. Por causa da proximidade do início da Copa do Mundo, há um temor com o desgaste dos jogadores que vêm do futebol europeu e estão em meio a jogos importantes da Liga dos Campeões e de seus campeonatos locais.

 

Escalação

 

Em sua última entrevista coletiva antes do amistoso desta quarta-feira, Scaloni não deu pistas de qual time será titular, mas não pretende arriscar nenhum jogador. Só jogará quem estiver 100% fisicamente.

Nicolás Tagliafico, por exemplo, foi um dos últimos a chegar a Abu Dhabi (assim como Messi) e se juntar à delegação. O defensor entrou em campo no último dia 11 e jogou 90 minutos pelo Lyon diante do Nice. Por causa do desgaste, portanto, é possível que não seja utilizado contra os Emirados Árabes.

 

Tagliafico em ação pela Argentina — Foto: Javier Torres/Reuters

Tagliafico em ação pela Argentina — Foto: Javier Torres/Reuters

Dybala é outro exemplo de jogador que pode ser preservado. O atacante teve, recentemente, uma lesão muscular quando estava atuando pela Roma e chegou a ser dúvida para a Copa do Mundo, mas foi levado por Scaloni.

Ele voltou a entrar em campo no último domingo, quando jogou por 21 minutos diante do Torino. Apesar da cautela com o atleta, o amistoso pode servir para recuperar ritmo de jogo.

 

Como joga a Argentina: com Messi, sem Lo Celso...

 

Lionel Scaloni encontrou no esquema 4-3-1-2 o melhor encaixe para a Argentina. O time normalmente se defende com duas linhas de quatro, com Di Maria e Lo Celso, que será substituído por Rodriguez, fechando os lados. Isso faz com que Messi fique mais à frente, o que faz com que os contra-ataques passem necessariamente por ele – e sejam sempre mortais.

Quando tem a bola, a Argentina tem três volantes que se complementam. Um movimento muito comum é quando Paredes se aproxima dos dois zagueiros, os laterais avançam bastante e De Paul busca a bola, como um típico armador. Enzo Fernández deve ser o substituto. Desse jeito, Messi não precisa buscar a bola lá na defesa, armar e ainda entrar na área. Ele é acionado mais perto do gol, próximo de Lautaro.

No amistoso contra o Emirados Árabes Unidos, Scaloni deve testar os volantes substitutos de Lo Celso e De Paul, mas não deve mudar a dinâmica e o esquema do time para a Copa.

Provável formação tática da Argentina sem Lo Celso — Foto: Reprodução

Provável formação tática da Argentina sem Lo Celso — Foto: Reprodução

 

E o Messi?

 

Está empolgado. É o que garante o técnico Lionel Scaloni. Às vésperas de sua quinta Copa do Mundo (ele já atuou em 2006, 2010, 2014 e 2018), Messi ainda briga pelo primeiro título – e será a última oportunidade.

Aos 35 anos, Messi já não é mais aquele mesmo jogador dos tempos de ouro do Barcelona, mas os números do craque argentino ainda chamam atenção. Na atual temporada, são 19 jogos, 12 gols e 14 assistências pelo PSG, onde faz trio com Neymar e Mbappé. Portanto, olho nele!

Messi, Neymar e Mbappé pelo PSG — Foto: AFP

Messi, Neymar e Mbappé pelo PSG — Foto: AFP

Messi também chegou só na última segunda-feira a Abu Dhabi. Se seguir a mesma lógica que deve utilizar com Tagliafico, o técnico Scaloni pode preservar o craque – pelo menos não colocá-lo entre os titulares – diante dos Emirados Árabes.

 

– Eu vejo ele como sempre, com vontade de desfrutar o Mundial e os companheiros. Sabe o que é jogar com essa camisa. O "processo" é importante – disse Scaloni, em entrevista coletiva na última terça-feira.

 

 

Como está Dybala

 

De dúvida a certeza, Dybala pode usar o jogo contra os Emirados Árabes como uma oportunidade de recuperar seu espaço. Voltando após lesão muscular, o atacante precisa recuperar, também, o ritmo de jogo. Apesar da cautela com ele, o técnico Scaloni quer usar o amistoso desta quarta-feira para preparar a Argentina para a Copa do Mundo.

Dybala teve uma lesão muscular no jogo contra o Lecce, no dia 9 de outubro. Desde então, acelerou o processo de recuperação para poder ser convocado, mas só voltou a jogar no último domingo, no empate em 1 a 1 com o Torino. O atleta entrou em campo aos 25 minutos do segundo tempo.

Cartola Express: escale seus times e dispute prêmios em dinheiro na Copa do Mundo!

Dybala comemora um dos gols em Roma x Monza pelo Campeonato Italiano — Foto:  Paolo Bruno/Getty Images

Dybala comemora um dos gols em Roma x Monza pelo Campeonato Italiano — Foto: Paolo Bruno/Getty Images

Apesar da apreensão geral sobre a presença ou não de Dybala na Copa do Mundo, Scaloni disse ter ficado contente com a maneira como a Roma lidou com o problema físico e comemorou a presença do atacante na lista de convocados.

– A evolução foi favorável e ficamos tranquilos. A verdade é que seu clube lidou muito bem com isso. Seu treinador (José Mourinho) o recebeu com muita cautela e conseguiu acelerar o processo para o Dybala entrar em campo. Bom, para nós é uma alegria, por que é um menino que apreciamos, que merece a oportunidade. Estamos felizes em tê-lo conosco – disse o treinador.

 

E depois do amistoso?

 

A Argentina viaja para Doha, no Catar, onde ficará hospedada no Qatar University Hotel. É literalmente um hotel dentro de uma universidade, numa espécie de bunker. O próprio local tem um centro de treinamento, o que fará com que Messi e companhia só saiam para os jogos – ou se forem liberados pela comissão técnica, é claro.

A estreia dos argentinos na Copa do Mundo está marcada para o dia 22, terça-feira. A seleção enfrenta a Arábia Saudita, às 7h (de Brasília), no Lusail. Depois, dia 26, sábado, enfrenta o México, às 16h, no mesmo estádio. A despedida da fase de grupos será no estádio 974, contra a Polônia, no dia 30 (quarta-feira), às 16h.

Messi olha para a bola em treino da Argentina em Abu Dhabi — Foto: Amr Alfiky/Reuters

Messi olha para a bola em treino da Argentina em Abu Dhabi — Foto: Amr Alfiky/Reuters

Fonte:  https://ge.globo.com/futebol/selecoes/argentina/noticia/2022/11/16/argentina-faz-ultimo-jogo-antes-da-copa-saiba-no-que-ficar-de-olho.ghtml