Bactérias em camundongos podem decompor a nicotina, diz pesquisa

Bactérias em camundongos podem decompor a nicotina, diz pesquisa

Um estudo realizado por pesquisadores chineses e norte-americanos indicou que bactérias Bacteroides xylanisolvens, encontradas no intestino de camundongos, podem diminuir o risco de uma doença no fígado humano, a doença hepática gordurosa. O motivo pelo qual os microrganismos podem auxiliar na prevenção da doença é porque eles decompõem a nicotina.

A publicação foi feita na revista científica Nature. Além de a nicotina estar relacionada a doenças pulmonares, ela também é uma das causadoras da doença hepática gordurosa, quando há acúmulo de gordura no fígado. O excesso de gordura pode, inclusive, levar ao desenvolvimento de câncer.

 

Para a realização da pesquisa, os cientistas analisaram a quantidade de nicotina presente no intestino. Eles compararam amostras de fezes de 30 fumantes e 30 não-fumantes e notaram que parte da nicotina estava presente nas análises dos tabagistas. O grupo de estudos expôs ratos à fumaça, fez a análise e encontrou resultados semelhantes.

Os pesquisadores esterilizaram o intestino de parte dos animais – ou seja, mataram as bactérias presentes no órgão – e realizaram o experimento novamente. Eles descobriram que o grupo de roedores esterilizado tinha mais nicotina do que o outro, indicando pelo menos um tipo de bactéria intestinal que decompõe a nicotina no intestino.

Pelo processo de eliminação, os cientistas chegaram à conclusão de que as bactérias Bacteroides xylanisolvens eram as responsáveis pela redução da nicotina. Eles relacionaram os achados a outros estudos anteriores que mostravam que o microrganismo também vive no intestino humano.

Possível tratamento para câncer

O grupo planeja estudar a atuação das bactérias nos humanos e analisar a enzima que elas produzem para quebrar da nicotina.

Agora, eles querem descobrir se a enzima pode ser produzida artificialmente e administrada em fumantes para reduzir as chances de doença hepática gordurosa e, até mesmo, câncer no fígado.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/bacterias-em-camundongos-podem-decompor-a-nicotina-diz-pesquisa