Entorse: entenda o que é lesão sofrida por Neymar na Copa do Mundo

Entorse: entenda o que é lesão sofrida por Neymar na Copa do Mundo

saída dramática de Neymar do campo no segundo tempo do jogo de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, contra a Sérvia, nessa quinta-feira (24/11), deixou os torcedores apreensivos. O camisa 10 virou o pé direito de forma brusca após uma dividida com o lateral Milenkovic, provocando uma entorse no tornozelo.

 

“Neymar teve uma entorse no tornozelo direito, foi um trauma direto. Ele apresentou edema, inchaço, iniciamos o tratamento. Segue em tratamento na fisioterapia”, disse o médico do time, Rodrigo Lasmar durante entrevista coletiva logo após a partida.

 

 

O médico destacou que o jogador permaneceu em campo por mais 11 minutos após a entorse, suportando a dor no tornozelo. “Isso também é um dado importante para considerar a evolução do jogador. Neymar permaneceu nos dois gols que fizemos, sentindo o tornozelo. A equipe precisava dele. Nos dois gols, já estava sentindo a lesão”, afirmou.

O que é entorse de tornozelo?

A entorse é uma das lesões articulares mais comuns na população ativa e ocorre com grande frequência em atletas durante a prática esportiva. Ela ocorre quando fazemos um movimento lateral do pé com intensidade maior do que o normal. No dia a dia, a entorse pode ocorrer enquanto se caminha em um terreno irregular ou ao subir um degrau, por exemplo.

 

Nesses contextos, há o estiramento ou a ruptura de ligamentos laterais, os que ficam do lado externo do tornozelo.

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) explica que a estabilidade lateral do tornozelo é dada pela estrutura óssea e por um mecanismo de sustentação composto por três principais ligamentos: talofibular anterior, talofibular posterior e talo-calcâneo.

 

-Reprodução

Neymar concentrado para a estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar - Metrópoles

Neymar foi um dos principais jogadores na estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar, mas deixou o campo machucadoAlex Livesey - Danehouse/Getty Images

 

Neymar no primeiro jogo do Brasil na Copa do QatarReprodução

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

 

E ficou extremamente abalado por ter que abandonar a partida Khalil Bashar/Jam Media/Getty Images

 

Neymar precisou ser atendido dentro de campoJames Williamson - AMA/Getty Images

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

 

Justin Setterfield/Getty Images

 

Neymar chora após se lesionar e abandonar jogo de estreia do Brasil na CopaChris Brunskill/Fantasista/Getty Images

Publicidade do parceiro Metrópoles 3

 

Neymar foi um dos principais jogadores na estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar, mas deixou o campo machucadoAlex Livesey - Danehouse/Getty Images

 

Sintomas

Minutos depois de sair de campo, Neymar foi visto no banco cobrindo o rosto com a camisa enquanto recebia atendimento e saiu mancando. A entorse pode causar dor, inchaço, hematoma no local decorrente do vazamento interno do sangue e dificuldade para caminhar. Quanto mais grave é a lesão, mais intensos podem ser os sintomas.

 

Tratamento

O tratamento tem como finalidade reduzir a dor e o inchaço para que o paciente seja capaz de retornar progressivamente as atividades diárias e evitar complicações como a instabilidade do ligamento.

Dependendo da gravidade, pode ser indicado repouso, compressas de gelo, elevação do tornozelo e proteção articular com imobilizador ou tala gessada, além do uso de anti-inflamatórios (no caso de atletas, há tipos de medicação e quantidades específicas para não configurar doping) e fisioterapia.

Nas lesões leves, os sintomas costumam melhorar no intervalo de uma a duas semanas. Nos casos mais graves, com lesões completas, é indicado o uso de proteção articular com imobilizadores semirrígidos por tempo prolongado.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito, normalmente, com a observação dos sintomas por um médico ortopedista. Quando há suspeita de fraturas, posem ser solicitar exames complementares como radiografias ou ressonância magnética.

A equipe médica de Neymar informou que o atleta acordou com o tornozelo ainda inchado e passará por exames de imagem nesta sexta-feira (25/11) para avaliar a gravidade do quadro.

De acordo com a SBOT, aproximadamente 15% a 20% das entorses de tornozelo podem evoluir com algum tipo de complicação, dentre elas, a instabilidade ligamentar crônica.

FONTE: https://www.metropoles.com/saude/entorse-entenda-o-que-e-lesao-sofrida-por-neymar-na-copa-do-mundo