Gastroenterologistas listam 6 alimentos para abolir do menu ainda hoje

Gastroenterologistas listam 6 alimentos para abolir do menu ainda hoje

Manter uma boa alimentação exige conhecimento, uma vez que determinados alimentos podem colocar a saúde em risco e, por isso, devem ser evitados a todo custo. A fim de ajudar os indivíduos a terem uma vida mais saudável, especialistas na prevenção e no tratamento de doenças do aparelho digestivo revelaram seis alimentos para abolir do cardápio ainda hoje. Alguns deles, acredite, vão te surpreender.

 

Em entrevista ao portal britânico Daily Mail, as gastroenterologistas Harmony Allison e Reezwana Chowdhury enumeraram alimentos que podem causar desconforto intestinal, a exemplo de carnes processadas, frango frito e refrigerantes.

 

Há, no entanto, dois alimentos listados pelas especialistas que são, no mínimo, curiosos: barras de proteína e bife.

“Eu nunca como barras de proteína. Elas tendem a ser altamente processadas ​​e contêm muitos aditivos de origem desconhecida. É muito melhor obter sua proteína de outra fonte de alimento”, recomendou Harmony.

 

 

Na hora de comer pães, opte pelos integrais Tetra Images/Getty Images

Foto colorida de barra de proteína

Segundo gastroenterologistas, deve-se evitar o consumo de barras de proteínaUnsplash/Reprodução

 

Bem como a ingestão de carnes processadas iStock

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

 

Proteína é essencial para o corpo iStock

 

Carne, ovo e derivados do leite são ricos em proteínas e, consequentemente, em colágenoRedmal/Getty Images

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

 

Refrigerantes fazem mal à saúde. Evite! Getty Images

 

A carne estimula o ganho de massa muscular, mas seu consumo deve ser moderado

Publicidade do parceiro Metrópoles 3

 

Na hora de comer pães, opte pelos integrais Tetra Images/Getty Images

 

Segundo gastroenterologistas, deve-se evitar o consumo de barras de proteínaUnsplash/Reprodução

 

 

Segundo a especialista, nozes, leite, sementes de abóbora e pasta de amendoim são nutrientes ricos em proteínas que podem substituir as famosas barrinhas, muito utilizadas por atletas.

Quando se trata de bife, Reezwana recomenda evitar o alimento totalmente. “Carne vermelha e carne processada aumentam o risco de câncer de cólon e pólipos de cólon. Se você vai comer esses alimentos, a coisa mais importante a fazer é reduzir a quantidade”, frisou.

A gastroenterologista, então, incrementou: “Procure comer não mais do que 100 gramas de carne vermelha por dia e, idealmente, não mais do que uma vez por semana”.

Prato com carne vermelha- Metrópoles

Diversos estudos apontaram a correlação entre o consumo de carnes processadas e o desenvolvimento de câncer. Especialistas orientam um consumo limite de 500 gramas desse tipo de alimento por semana para minimizar riscos

Outros alimentos que precisam ser evitados

Muitos médicos proíbem o consumo de refrigerantes. O gastroenterologista Simon Matthews não é exceção.

“Essas bebidas estão ligadas a condições crônicas, como diabetes e doenças cardíacas”, alertou o especialista, também em entrevista ao veículo de comunicação inglês, ressaltando que os “refris” ainda contribuem para inchaço, refluxo e gases.

Jackal Pan/Getty Images

Refrigerante faz mal à saúde. Evite!

Por fim, o consumo de pão branco também deve ser evitado, de acordo com os profissionais. A razão para isso se dá pelos grãos desse tipo de massa, ruins para o intestino.