Médica ensina como calcular limite seguro de frequência cardíaca

Médica ensina como calcular limite seguro de frequência cardíaca

Sentir o coração acelerado durante o exercício físico é considerado normal. Mas quando o aumento da frequência cardíaca gera incômodo ou persiste por muito tempo após a realização das atividades, é melhor ficar atento. Como muitos problemas de saúde são silenciosos, o ideal é passar por uma avaliação física antes de iniciar qualquer programa de treinamento físico.

Segundo Nicolle Queiroz, cardiologista e professora de medicina da Universidade de Santo Amaro (Unisa), as atividades físicas costumam exigir muito da musculatura, exigindo maior aporte de oxigênio para trabalhar. Séries intensas, repetidas e constantes de exercícios fazem com que o coração acelere o batimento para dar conta da nova demanda, e esse é um dos motivos de ficarmos ofegantes.

 

“Com o aumento da frequência cardíaca e de trocas gasosas que vão ao músculo, aumenta também a frequência respiratória”, conta a médica.

Para a cardiologista, apesar das individualidades de cada pessoa, existe um limite seguro para o aumento dessa frequência cardíaca. Para ela, de maneira geral, se o corpo não tem nenhuma doença do coração e é saudável, existe uma conta básica: 220 (batimento cardíacos) – idade = X (valor máximo que o coração deve bater). Ela explica que quando a atividade for moderada, o ideal é que as batidas cheguem a 70% do valor total desse X.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/medica-ensina-como-calcular-limite-seguro-de-frequencia-cardiaca