Novo antibiótico capaz de eliminar superbactérias pode ter origem em doença que ataca cana-de-açúcar

Novo antibiótico capaz de eliminar superbactérias pode ter origem em doença que ataca cana-de-açúcar

Mas a albicidina também é altamente eficaz na destruição de bactérias que escapam aos antibióticos atuais e à esterilização, e são altamente temidas nos ambientes hospitalares por causarem infecções e morte de pacientes vulneráveis, internados em UTIs, por exemplo.

A pesquisa que desvenda a atuação molecular da albicidina e projeta boas perspectivas para futuros estudos foi publicada na "Nature Catalyses" nesta segunda-feira (23). No estudo:

 

  • Os cientistas descobriram como é a estrutura molecular da albicidina e como ela interage com o seu principal alvo, a enzima bacteriana girase, presente em plantas e bactérias;
  • De acordo com a pesquisa, a albicidina forma um "L" para se ligar tanto com a girase quanto com o DNA, o que é considerado um tipo único de interação;
  • Essa ligação provocada pela albicidina inibe a ação completa da enzima e, com isso, provoca a morte de bactérias.
  • A tal "ligação em L" que ocorre em nível molecular funciona como se uma chave inglesa fosse jogada entre engrenagens de um motor: torna inviável a ação das bactérias.
  • O passo é importante para o desenvolvimento farmacêutico do futuro antibiótico.

 

“Parece que, pela natureza da interação, a albicidina tem como alvo uma parte realmente essencial da enzima e é difícil para as bactérias desenvolverem resistência a isso”, disse o médico Dmitry Ghilarov, líder do grupo de pesquisa no John Innes Centre, no Reino Unido.

Colheita da cana-de-açúcar  — Foto: Tadeu Fessel/Unica

Colheita da cana-de-açúcar — Foto: Tadeu Fessel/Unica

 

Os pesquisadores, então, começaram a explorar essa ligação e fazer mais modificações na albicidina, com o objetivo de melhorar sua eficácia e propriedades farmacológicas. Os testes mostraram que ela é eficaz contra perigosas bactérias, como a Escherichia coliSalmonella typhimuriumPseudomonas aeruginosa e Klebsiella pneumoniae.

 

"Acreditamos que este é um dos novos candidatos a antibióticos mais empolgantes em muitos anos. Possui eficácia extremamente alta em pequenas concentrações e é altamente potente contra bactérias patogênicas, mesmo aquelas resistentes aos antibióticos amplamente utilizados, como as fluoroquinolonas", explicou Ghilarov.

 

A pesquisa, agora, busca colher novos frutos. O próximo passo será ir atrás de mais pesquisadores e de um financiamento para testar a albicidina em ensaios clínicos em humanos.

 

Fonte: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/01/23/novo-antibiotico-capaz-de-eliminar-superbacterias-pode-ter-origem-em-doenca-que-ataca-cana-de-acucar.ghtml