Pronto-socorro, UPA ou UBS? Saiba onde procurar atendimento médico

Pronto-socorro, UPA ou UBS? Saiba onde procurar atendimento médico

Seja por conta de dores no peito, intoxicação alimentar, febre ou uma fratura – em algum momento você vai precisar procurar um atendimento médico. Mas a qual serviço recorrer? Segundo o Ministério da Saúde, 85% dos problemas de saúde podem se resolvem sem a necessidade de ir a um serviço de emergência ou pronto-socorro. Ainda assim, a maior parte da população ainda recorre, primeiro, à emergência hospitalar.

O resultado são longas filas para exames, concentração de pacientes e sobrecarga da equipe de atendimento médico. Todos esses fatores atrapalham grande parte das instituições de saúde. Apesar da busca pelo atendimento ser complexa e diversificada, a pandemia trouxe importantes aprendizados sobre o funcionamento desse tipo de serviço.

 

Mesmo assim, algumas incertezas permanecem a respeito das diferenças nos suportes oferecidos por Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospitais.

 

Pensando nisso, explicamos qual a finalidade de cada tipo de serviço médico e suas principais diferenças. Confira:

UBS

Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), a porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde (UBS), também conhecida como posto ou centro de saúde. São estabelecimentos que dão acesso a atendimentos de rotina, consultas, tratamentos, medicamentos gratuitos, vacinas e acompanhamento médico. Também é o caminho indicado para casos leves e moderados, como sintomas de gripe, tontura, dor abdominal, mal-estar, diarreia, vômito e conjuntivite, além de tratamento e acompanhamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A UBS conta com médicos de família que têm uma formação ampla e integrada. Portanto, eles estão preparados para fazer o atendimento médico de pacientes de todas as idades.

“O principal objetivo dessas unidades é oferecer atendimento para os problemas de saúde da população quando não houver a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais”, explica o cardiologista Rômulo de Almeida Torres, dos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat, em Curitiba.

UPA

Com o foco na atenção às urgências e emergências, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) têm funcionamento 24 horas por dia e todos os dias da semana. O atendimento é realizado pelo pronto-socorro, onde há uma equipe médica que investiga e trata doenças como hipertensão, febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames. Com mais recursos do que um posto de saúde, a unidade atende pacientes de média complexidade, um meio-termo entre centro de saúde e hospitais.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/pronto-socorro-upa-ou-ubs-saiba-onde-procurar-atendimento-medico