Saiba como prevenir diabetes, doenças do coração e depressão

Saiba como prevenir diabetes, doenças do coração e depressão

O número de pessoas que sofre de diabetes, doenças do coração e depressão cresce ano a ano. Trazer alternativas para quem busca cuidar da saúde é essencial. Um estudo realizado em 2022 analisou a associação entre praticar treino resistido com pesos e diversas doenças em 16.301 pessoas, com 16 anos ou mais.

Os praticantes de musculação chegavam a ter cerca de 70% menos risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças musculoesqueléticas. Já para as doenças do coração, a redução era ainda maior, de quase 80%.

 

No caso das enfermidades respiratórias, os praticantes de musculação apresentavam cerca de metade dos riscos em comparação com quem não praticava. Em se tratando de ansiedade e depressão, fazer musculação chegou a reduzir em 76% o risco de desenvolver o quadro.

A conclusão? A musculação é a solução para várias doenças, seja feita em academias, seja com o peso corporal. E nem é preciso ficar horas na academia. Mesmo volumes baixos, como treinos de 20 minutos, já trazem bons impactos.

 

Esse tipo de atividade física funciona quase como um remédio na prevenção de diabetes, doença do coração, ansiedade/depressão, doenças respiratórias e problemas nos músculos e ossos. Por fim, ainda aumenta a força e a massa muscular, ao passo que diminui a gordura corporal.

Busque ajuda de um profissional qualificado para te orientar.

 

Fonte: metropoles.com/colunas/na-medida/saiba-como-prevenir-diabetes-doencas-do-coracao-e-depressao