Trabalhadores da Amazon convocam greve global em plena Black Friday

Trabalhadores da Amazon convocam greve global em plena Black Friday

Um fato pouco usual nas relações de trabalho está em curso hoje, sexta-feira (25/11). Uma greve de alcance mundial foi convocada por trabalhadores da Amazon, a gigante de tecnologia aplicada ao varejo. Não por acaso, isso acontece em plena Black Friday, um dos momentos mais aguardados pelo comércio em todo o planeta.

Informações da agência Reuters indicam que o grupo “Make Amazon Pay” (“Faça a Amazon Pagar”) planejou paralisações em mais de 30 países. A organização reivindica, entre outros fatores, melhores salários e a definição de novo acordo coletivo sobre condições de trabalho.

Os funcionários foram incitados a cruzar os braços em regiões de forte impacto para os negócios da empresa, como os Estados Unidos, a Alemanha e a França. Porta-vozes da companhia nesses locais, porém, afirmaram que a atividades nas instalações da Amazon não foram afetadas pelo movimento.

Ainda assim, o episódio chama a atenção. Nas últimas semanas, demissões em massa tornaram-se frequentes entre as gigantes de tecnologia. Entre muitos outros entraves, elas enfrentam vendas cambaleantes após o fim do isolamento social na maior parte das regiões do mundo, além de uma combinação indigesta de juros e inflação em alta nos países desenvolvidos – o que se traduz em queda do consumo.

Meta, que controla o Facebook e o Whatsapp, cortou 11 mil pessoas no início de novembro. No meio do mês, a Amazon confirmou o desligamento de 10 mil trabalhadores. No Twitter, do midiático Elon Musk, 3,6 mil trabalhadores foram afastados, o que representa metade da força de trabalho da companhia de mídia social.

Nesse quadro, o anúncio de uma greve planetária indica tanto uma reação à conjuntura severa, como uma novidade nas relações de trabalho entre as empresas de ponta do ramo da tecnologia e seus funcionários. A questão é como se paralisa a atividade em companhias globalizadas, sem um endereço fixo e, portanto, imunes a velhas estratégias como piquetes em portarias e assembleias de trabalhadores.

Fonte https://www.metropoles.com/mundo/economia-int/trabalhadores-da-amazon-convocam-greve-global-em-plena-black-friday