Verstappen diz que RB18 não tem problema da poeira de freio como outros carros na F1

Verstappen diz que RB18 não tem problema da poeira de freio como outros carros na F1

Max Verstappen afirmou que, ao contrário de alguns de seus rivais, ele não tem problemas com poeira de freio sendo soprada em seu rosto, mas isso se deve em grande parte ao design de seu RB18.

Sebastian Vettel levantou essa questão após o GP da Áustria, quando o tetracampeão saiu de seu AMR22 para as entrevistas, com o rosto coberto de poeira preta.

Ele revelou que era a poeira do freio, que saiu de seus freios dianteiros. Ele disse à Sky F1: “Para ser honesto com você, isso é algo que eu acho que eles precisam trabalhar porque você sabe, onde o design dos dutos de freio está esse ano, o eixo dianteiro está soprando toda a poeira do freio em nossos rostos, e isso não é bom. Obviamente, a poeira de carbono não é realmente algo saudável para se respirar”, disse Vettel.

 

Mas embora isso seja um problema para a Aston Martin, Verstappen diz que não experimentou isso com a Red Bull, o que ele atribui ao design dos freios dianteiros.

“Depende de como você projeta, basicamente”, disse ele de acordo com o GPFans. “Alguns o projetaram de uma maneira que vai mais em seu rosto, o que eu não experimentei.”

“Então, novamente, acho que você pode limitar as opções de design, sabe, tem que ir mais para fora ou qualquer outra coisa. Se vejo que a poeira do freio, sempre sai para a esquerda ou para a direita, então está tudo bem”, disse o holandês.

 

A Mercedes também não tem o mesmo problema que a Aston Martin, de acordo com George Russell. “Não tive nenhum problema”, disse ele. “Eu sei que muitas pessoas têm, mas novamente, como Max disse, temos filosofias de design diferentes, então acho que cabe à FIA não dar às equipes, a possibilidade de fazer algo que tenha efeito na saúde dos pilotos e na segurança.”

A FIA anunciou após o GP da Áustria que analisaria o problema, levando-o a sério, pois envolve a saúde dos pilotos.

Não é a primeira vez que isso é levantado, com Valtteri Bottas falando sobre isso em 2019, quando ele estava na Mercedes. “Com certeza há alguma poeira de seus próprios freios, mas isso é mínimo. Têm os carros à frente, então sempre vai estar lá.”

 

“Qualquer momento após a corrida quando você espirra, é preto, então ano após ano, não tenho certeza do que isso faz com seu corpo. Nenhuma idéia. Acho que ninguém nunca olhou para isso. Eu preferiria respirar ar puro, mas não tenho certeza do que pode ser feito”, afirmou Russell.

 

Fonte:https://www.f1mania.net/f1/verstappen-diz-que-rb18-nao-tem-problema-da-poeira-de-freio-como-outros-carros-na-f1/?utm_source=terra_capa_esportes&utm_medium=referral