1º voo tripulado da cápsula Starliner é adiado para 2023

1º voo tripulado da cápsula Starliner é adiado para 2023

O primeiro voo espacial tripulado da Boeing deverá demorar um pouco mais para acontecer. De acordo com um comunicado publicado pela empresa nesta quinta-feira (25), a cápsula Starliner ainda precisa de alguns ajustes, e o voo deverá acontecer somente em fevereiro de 2023 — antes, os oficiais da Boeing esperavam lançá-lo até o fim de 2022.

 

A missão mais recente da cápsula Starliner foi a OFT-2, em maio deste ano, sem astronautas a bordo. A nave foi lançada rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) e conseguiu se acoplar ao laboratório orbital mesmo com problemas nos propulsores e uma falha no sistema de controle térmico, que demorou para começar a funcionar. Mesmo assim, a Starliner cumpriu com sucesso os objetivos da missão.

 

Na época do voo, a Boeing afirmou que a Starliner tinha redundância o suficiente para seguir a missão mesmo com as falhas. Segundo o comunicado da Boeing, a empresa está trabalhando junto da NASA para solucionar as anomalias do teste de voo OFT-2 antes do voo Crew Flight Test (CFT), o qual levará os astronautas Barry "Butch" Wilmore e Suni Williams à ISS. Eles ficarão trabalhando por lá durante oito dias.

Wilmore será o comandante da missão, enquanto Williams servirá como piloto da nave. Nas próximas semanas, eles devem experimentar seus trajes espaciais e entrar no módulo da nave para analisar os sistemas do veículo e as interfaces que vão dar suporte de vida e segurança deles durante a missão. A NASA e a Boeing já realizaram um ensaio do cronograma pré-lançamento da missão, junto das respostas a diferentes cenários do lançamento.

Fonte:https://www.terra.com.br/byte/ciencia/espaco/1-voo-tripulado-da-capsula-starliner-e-adiado-para-2023,12709370337ca53b85f21c5d860561c61iep90vn.html