Pum fedido? Saiba como os alimentos influenciam no odor e na saúde

Pum fedido? Saiba como os alimentos influenciam no odor e na saúde

No processo da digestão dos alimentos, é comum que o corpo aumente a produção de gases. Soltar pum é natural, mas você sabe de que forma a alimentação pode impactar no odor das flatulências?

 

O tipo de alimento que ingerimos influencia, sim, nesse odor. Quem consome comida gordurosa e muita proteína, por exemplo, costuma ter gases com um odor nada agradável.

 

Mas não apenas o tipo de alimento que consumimos influencia no odor: a saúde intestinal também altera o cheiro.

 

Evite erros comuns que retardam o emagrecimento Getty Images

Dor de barriga

A flatulência pode visitar uma pessoa de 14 a 23 vezes por diaBSIP/UIG via Getty Images

 

A flatulência pode visitar uma pessoa de 14 a 23 vezes por diaBSIP/UIG via Getty Images

 

Alta ingestão de álcool, uma microbiota intestinal desequilibrada, estresse e ansiedade afetam negativamente a saúde do intestino, o que culmina em maior produção de gases com odor desagradável.

 

Isso ocorre principalmente pela constipação, já que, com hábitos inadequados, o ritmo intestinal tende a ficar mais lento, resultando em constipação. Com as fezes presa no intestino, a produção de gases tende a aumentar, com um mau cheiro característico.

Por isso, se quiser evitar sintomas desagradáveis, priorize a ingestão de fibras por meio de frutas e vegetais, associados sempre à ingestão de água. Comer fibras sem beber água pode potencializar a prisão de ventre, o que merece atenção.