Andropausa: quais são os primeiros sinais da menopausa masculina

Andropausa: quais são os primeiros sinais da menopausa masculina

É normal que, com o passar dos anos, o organismo passe a apresentar queda na produção de alguns hormônios. Tradicionalmente, as mulheres passam pelo período da menopausa. Já os homens podem sofrer com a versão masculina do problema, chamada de andropausa, uma condição que pode oferecer riscos se não for tratada adequadamente.

“Trata-se da diminuição da produção de testosterona no organismo do homem, um processo que é comum após os 40 anos de idade”, explica o endocrinologista Bruno Babetto.

 

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino. Quando os seus níveis estão baixos, os principais sintomas são cansaço excessivo, irritabilidade, vigor físico reduzido e falta de desejo sexual. Não é comum, mas na andropausa aumenta também o risco de o paciente sofrer infartos e AVC.

Algumas situações específicas podem desencadear ou acelerar o processo de redução dos níveis de testosterona, como estresse psicológico, abuso de álcool, acidentes, cirurgias, uso de alguns medicamentos, obesidade e infecções.

Com a constatação dos sintomas, é importante ir ao médico para dar início ao tratamento. Segundo Babetto, basta a reposição hormonal para que o paciente volte a apresentar vigor físico, por exemplo.

“Identificada a queda hormonal, o médico poderá orientar mudanças na rotina do paciente e, quando necessário, uso de medicamentos ou a participação de outros profissionais no tratamento, como nutricionista, para ajustes na alimentação”, ensina o endocrinologista Daniel Lerario.

Porém, diante do diagnóstico, alguns homens agem em negação, ficam tristes, deprimidos e se recusam a acreditar que o corpo esteja produzindo menos testosterona. Babetto diz que é importante a família incentivar a aceitação e o início da reposição hormonal, que pode ser feita tanto por injeção quanto por gel. Em muitos casos, os sintomas falam mais alto e o paciente acaba se rendendo ao tratamento.

Lerario alerta para o risco de não tratar a andropausa. Redução da massa muscular e mais dificuldade em manter o peso adequado são algumas das primeiras consequências da falta de equilíbrio nos níveis de testosterona.

Diagnóstico e Tratamento

Babetto destaca que o diagnóstico pode ser feito pela dosagem de testosterona medida por meio de amostra sanguínea. Confira os sintomas da andropausa:

  • Cansaço excessivo;
  • Alterações do humor frequentes e irritabilidade;
  • Ondas de calor;
  • Diminuição da libido e/ou de ereção;
  • Diminuição da quantidade de pelos no corpo;
  • Perda da massa muscular e aumento de gordura corporal;
  • Dificuldade de concentração e perda de memória;
  • Insônia.

A reposição hormonal pode ser temporária ou permanente e envolve medicações que estimulam o corpo a produzir o hormônio masculino.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/andropausa-quais-sao-os-primeiros-sinais-da-menopausa-masculina