Argentina autoriza Google a instalar cabo submarino ligado aos EUA

Argentina autoriza Google a instalar cabo submarino ligado aos EUA

RESUMINDO A NOTÍCIA

  • Governo da Argentina autorizou a instalação de um cabo submarino do Google
  • Fiação viria direto da costa leste dos Estados Unidos
  • Objetivo da empresa é aumentar a velocidade dos serviços do Google no país
  • O governo da Argentina autorizou nesta quarta-feira (17) a Google Infraestrutura a instalar um novo cabo de fibra óptica submarino no mar territorial argentino, que ligará a costa leste dos Estados Unidos com a América do Sul para acelerar a conexão das plataformas da empresa na região.

    A aprovação para a instalação do cabo — com um ponto de amarração na cidade argentina de Las Toninas, na província de Buenos Aires, e que faz parte do projeto Firmina — foi dada através de uma resolução do Enacom (Ente Nacional de Comunicações), publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial.

  • O projeto Firmina é um sistema de cabos submarinos de fibra óptica de alta capacidade desde a cidade de Myrtle Beach, no estado americano da Carolina do Sul, até o balneário argentino de Las Toninas, com uma derivação na cidade uruguaia de Punta del Este e outra em Praia Grande (SP).

    O sistema de cabos cobrirá aproximadamente 13.500 km, incluindo cinco segmentos para a rota principal e duas derivações, foi projetado para suportar uma relação sinal-ruído geométrica de 8,1 decibéis por par de fibra troncal e oferecerá uma capacidade de desenho final de 15,03 terabits por segundo por par de fibra.

"O projeto inerente a este cabo submarino será de benefício significativo para o país, levando em conta a crescente demanda por serviços que requerem cada vez mais capacidade de infraestrutura de telecomunicações, especialmente no segmento internacional", justifica a Enacom na resolução.

O projeto foi batizado de Firmina em homenagem à escritora e abolicionista brasileira Maria Firmina dos Reis (1825-1917), cujo romance Úrsula, de 1859, descreve a vida dos negros brasileiros sob a escravidão.

Com a chegada de Firmina, o Google terá 16 cabos submarinos no mundo: ele se unirá a Curie, que liga os Estados Unidos ao Chile, a Monet e Junior, com cidades do Brasil, e Tannat, que o conecta com Argentina, Uruguai e Brasil.

  • O Hangouts, aplicativo de reuniões e troca de mensagens, é um dos últimos a sair do ar, em dezembro de 2020, após quase sete anos em funcionamento. A maior parte das suas funções foi incorporada ao Google Chat.
  • Google
  • O Orkut foi a primeira rede social da maioria dos internautas brasileiros. Durou 10 anos (de 2004 a 2014) e até hoje muitos não aceitam o fim das comunidades, scraps e outras funcionalidades que fizeram parte de nossas vidas
  •  
  • O Hangouts, aplicativo de reuniões e troca de mensagens, é um dos últimos a sair do ar, em dezembro de 2020, após quase sete anos em funcionamento. A maior parte das suas funções foi incorporada ao Google Chat.
  •  
  •  
  • Nos mais de 23 anos de existência do Google, a empresa norte-americana lançou, literalmente, centenas de produtos com as mais diversas funcionalidades, de e-mails a redes sociais, de caixas de som inteligentes a serviços de edição compartilhada. É natural que, ao longo dessa trajetória, muitos e muitos deles tenham ficar para trás. O site Google Cemetery (Cemitério do Google) reúne 166 produtos da empresa que foram descontinuados desde 2006.

Fonte:https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/argentina-autoriza-google-a-instalar-cabo-submarino-ligado-aos-eua-17082022