Brasil pega Holanda e tenta dar novo passo rumo às quartas do Mundial

Brasil pega Holanda e tenta dar novo passo rumo às quartas do Mundial

As três vitórias em sequência ditam o ritmo. Em alta no Mundial de vôlei feminino, o Brasil tenta dar mais um passo rumo às quartas de final da competição. Nesta sexta-feira, em Roterdã, a seleção encara a Holanda, às 15h15, com transmissão do sportv2 e cobertura completa do ge em tempo real. Um triunfo sobre as donas da casa deixaria o time de Zé Roberto com as mãos na vaga na próxima fase.

Com 17 pontos no grupo E, o Brasil ocupa o terceiro lugar, atrás de Itália (19) e China (17, em vantagem nos critérios de desempate). No Mundial, os quatro primeiros avançam às quartas. Após a partida contra a Holanda, a seleção fecha a disputa da segunda fase no sábado, contra a Bélgica

Brasil vibra após a vitória sobre o Porto Rico no Mundial de vôlei — Foto: Getty Images

Brasil vibra após a vitória sobre o Porto Rico no Mundial de vôlei — Foto: Getty Images

A Holanda tem poucas chances de classificação. Contra a China, nesta quinta-feira, se mostrou forte e forçou o tie-break, mas levou a pior. Após a derrota, passou a depender de um milagre para conseguir uma vaga nas quartas de final. Ainda assim, tem a expectativa de um ginásio lotado em apoio na partida contra as brasileiras.

O Brasil vem de uma boa sequência no Mundial. Nas últimas partidas, duas vitórias sobre as favoritas China e Itália, além do triunfo sobre Porto Rico na quinta-feira. O técnico José Roberto Guimarães, porém, alerta para as dificuldades contra a Holanda.

- A Holanda é um time mais conhecido do Brasil. A Anne é o desafogo, jogadora que, inclusive, joga no time do Paulinho (Coco, auxiliar), joga com a Carol. É uma jogadora importante. Mas a gente conhece bem como ela faz. É um time que, jogando em casa, vem crescendo. Jogadoras fortes fisicamente, bloqueio posicionado. Torcida, ginásio vai estar lotado, com chances de classificação. Vai ser um jogo difícil.

 

Melhores momentos: Brasil 3 x 0 Porto Rico pelo Mundial de Vôlei feminino

Com a vaga encaminhada, o Brasil já começa a fazer contas. Na visão de Zé Roberto, o mais provável é um novo encontro com o Japão ou com a China nas quartas de final. Uma vitória nos jogos finais da segunda fase, porém, são importantes para manter o embalo do time.

- Acho que, com a vitória sobre Porto Rico, temos uma chance grande de classificação sem precisar dos resultados contra Holanda e Bélgica. Mas precisamos esperar. O caminho mais provável é China ou Japão. Já estamos vendo um pouco esse horizonte. Mas eu sou muito daquela música (do Metrô, grupo de rock dos anos 80): “No balanço das horas, tudo pode mudar” – brincou o técnico.

Zé Roberto festeja ponto do Brasil no Mundial — Foto: Divulgação/FIVB

Zé Roberto festeja ponto do Brasil no Mundial — Foto: Divulgação/FIVB

Carol, maior destaque do time na vitória sobre Porto Rico, conhece bem a Holanda. Noiva de Anne Buijs, capitã do time holandês, a central também atua com a ponteira rival no Praia Clube, no Brasil. Agora, em mais um duelo contra ela, espera levar vantagem.

- É muito bom, sempre muito divertido. Quero que ela dê o melhor dela porque sempre falo: “Quero ganhar de você com o seu melhor” (risos). Já contando com a vitória. Mas depois a gente consola uma à outra. Faz parte. Claro que ela vai falar de mim para o treinador dela, jogamos juntas também. Vou fazer a mesma coisa. Fica a expectativa de cada uma fazer o seu melhor.

 

Detalhes de Brasil x Holanda:

 

Número de jogos: 67
Vitórias do Brasil: 64
Vitórias da Holanda: 3

 

  • O Brasil levou a melhor no último jogo. Em junho, pela etapa de Brasília da Liga das Nações, a seleção venceu por 3 sets a 0, parciais 25/16, 25/15 e 25/23 (veja o vídeo abaixo);

 

Melhores momentos: Holanda 0 x 3 Brasil pela Liga das Nações de vôlei feminino

 

  • O Brasil não perde para a Holanda há três anos, mas com apenas dois jogos no intervalo. A última vitória holandesa foi em 2019, por 3x0 (25/23, 25/21 e 25/22), em jogo válido pela 1ª fase da Copa do Mundo. As outras duas únicas vitórias das rivais foram em 1980, em amistoso, e em 2007, pelo Grand Prix;
  • Brasil e Holanda já se enfrentaram oito vezes em Mundiais, com oito vitórias do Brasil. No último, em 2018, vitória brasileira por 3 sets a 2, pela segunda fase;
  • As duas seleções se enfrentaram nos últimos seis Mundiais.

 

 

Jogos do Brasil na segunda fase:

 

Terça-feira - 04/10
12h15 - Itália 2 x 3 Brasil - 25/20, 22/25, 22/25, 25/21 e 17/15

Quinta-feira - 06/10
11h - Brasil 3 x 0 Porto Rico - 25/11, 25/13 e 25/15

Sexta-feira - 07/10
15h15 - Brasil x Holanda

Sábado - 08/10
12h - Brasil x Bélgica

 

Fonte: https://ge.globo.com/volei/noticia/2022/10/07/brasil-pega-holanda-e-tenta-dar-novo-passo-rumo-as-quartas-do-mundial.ghtml