Fifa estuda levar o Mundial de Clubes de 2022 para os Estados Unidos

Fifa estuda levar o Mundial de Clubes de 2022 para os Estados Unidos

A Fifa está estudando a possibilidade de levar o Mundial de Clubes de 2022, que será disputado em fevereiro de 2023 por conta da Copa do Mundo, para os Estados Unidos. Além disso, vale destacar que os Estados Unidos tem concorrência dos Emirados Árabes, sede do Mundial de 2021, e da China, que nunca recebeu a competição.

De acordo com o Jornal AS, a ideia da entidade é que as disputas da semifinal e da final da competição sejam realizadas entre os dias 6 e 12 de fevereiro do no que vem. Estas datas são próximas dos jogos de ida das oitavas de final da Champions League, que acontecem nos dias 14 e 15 de fevereiro.

Outro fator a ser observado é que as supostas datas coincidem com jogos das semifinais da Copa do Rei da Espanha, porém a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) se mostrou disposta a alterar o calendário do país, caso o Real Madrid esteja vivo na competição. A alteração aconteceria pois o clube Merengue é presença garantida no Mundial de Clubes.

A entidade ainda não se pronunciou oficialmente sobre quando e onde a competição irá acontecer. Vale lembrar que, por estarem na final da Libertadores, Flamengo ou Athletico-PR também estarão na disputa.

Das últimas cinco edições da competição, Grêmio (2018), Flamengo (2019) e Palmeiras (2021) foram vice-campeões. A última vez que um clube brasileiro conquistou o mundo foi em 2012, quando o Corinthians comandado pelo técnico Tite derrotou o Chelsea por 1 x 0.

Fonte https://www.metropoles.com/esportes/futebol/fifa-estuda-levar-o-mundial-de-clubes-de-2022-para-os-estados-unidos