Programa de computador pode prever câncer de pulmão 10 anos antes

Programa de computador pode prever câncer de pulmão 10 anos antes

Pesquisadores da Universidade de Oxford e da Universidade de Nottingham, ambas no Reino Unido, desenvolvem um programa de computador que pode ajudar a identificar precocemente o risco de uma pessoa ter câncer de pulmão.

De acordo com os cientistas, o método é capaz de antecipar o diagnóstico em uma década, antes mesmo de o paciente desenvolver sintomas. O diagnóstico precoce contribui para que o tratamento ocorra no estágio inicial da doença. O câncer de pulmão é o segundo tipo mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Ele é também um dos que mais matam.

 

O programa CanPredict calcula o risco da doença com base em indicadores como idade, índice de massa corporal (IMC), tabagismo e fatores socioeconômicos presentes em registros de saúde. Para chegar ao modelo, os pesquisadores usaram dados de 2,5 milhões de registros de saúde anônimos e analisaram o perfil dos pacientes que desenvolveram a doença.

Inovação

A partir das informações, eles conseguiram desenhar um cálculo que estima o risco futuro. O CanPredict identificou corretamente mais pacientes que desenvolveram câncer de pulmão em comparação aos métodos atuais, com investigação a partir da triagem mais simples.

“Ele funciona examinando os registros de saúde dos pacientes existentes para que possa ser executado automaticamente pelos médicos de família”, explica Weiqi Liao, pesquisador da Universidade de Oxford e principal autor do estudo.

Os desenvolvedores do CanPredict esperam que o programa esteja disponível para uso público em um futuro próximo, ajudando a salvar vidas de pacientes de alto risco anos antes de eles desenvolverem os primeiros sintomas da doença.

Sintomas do câncer de pulmão

Os sintomas do câncer de pulmão geralmente não aparecem até que a doença esteja em estágio avançado, o que dificulta o diagnóstico e atrasa o início do tratamento. Os principais sintomas são:

  • Rouquidão;
  • Tosse persistente;
  • Escarro com sangue;
  • Dor no peito;
  • Falta de ar;
  • Perda de peso e de apetite;
  • Pneumonia recorrente ou bronquite;
  • Cansaço.

 

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/programa-de-computador-pode-prever-cancer-de-pulmao-dez-anos-antes