Sete governadores do Norte tomam posse neste domingo

Sete governadores do Norte tomam posse neste domingo

Eleições 2022

Sete governadores do Norte tomam posse neste domingo

 

Jan 2, 2023

Sete governadores do Norte tomam posse neste domingo

Clécio Luís, do Solidariedade, que vai governar o Amapá, foi o primeiro governador do país a assumir o cargo. Ele foi empossado na madrugada de 1º de janeiro, na Assembleia Legislativa do Estado. Clécio é professor de geografia, já foi vereador, e prefeito da capital Macapá. No discurso de posse, abordou pontos do programa de governo e a importância do apoio do povo amapaense.

Às 8h30 da manhã foi a vez de Wanderlei Barbosa, do Republicanos, no Tocantins. Ele já foi vereador e deputado. No discurso, Wanderlei destacou alguns dos principais pontos do seu governo anterior e adiantou que vai criar uma superintendência para o atendimento de saúde de pessoas com deficiência.

No Pará, Helder Barbalho, do MDB, também foi empossado pela manhã. A cerimônia ocorreu no Palácio Lauro Sodré. Barbalho é formado em administração, e já foi vereador, deputado e prefeito. Na cerimônia, falou sobre a situação fiscal do estado em seu primeiro mandato e o trabalho realizado para reverter o cenário.

Às 15h30, tomou posse em Rondônia o governador também reeleito Marcos Rocha, do União Brasil. A cerimônia ocorreu no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho.

Os demais governadores da Região Norte foram empossados às 17h. No Acre, assumiu o governador reeleito Gladson Cameli, do PP. Cameli é engenheiro e já ocupou os cargos de deputado federal e de senador.

No Amazonas, mais uma reeleição. Wilson Lima, do União Brasil vai comandar o executivo estadual por mais 4 anos. Lima nasceu na cidade de Santarém, no Pará, e é jornalista.

Em Roraima, quem assumiu foi Antonio Oliverio Garcia De Almeida, conhecido como Antonio Denarium, do PP. Ele é empresário. A solenidade de posse ocorreu no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.

 

Edição: Fábio Massalli

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/sete-governadores-do-norte-tomam-posse-neste-domingo