Alimentos que aumentam a testosterona: entenda a dieta anabólica

Alimentos que aumentam a testosterona: entenda a dieta anabólica

A testosterona é o hormônio sexual masculino responsável pelo desenvolvimento de tecidos. Além disso, ele também atua em diferentes funções do corpo, como: aprofundamento da voz, crescimento de pelos e ganho de massa muscular. Para aumentar os níveis do hormônio no corpo, especialistas sugerem a adoção da dieta anabólica.

 

Para começar: o que é dieta anabólica?

dieta anabolizante é a opção para “turbinar” a massa muscular. É o tipo de dieta que evita substâncias perigosas, ou seja, exclui esteroides anabolizantes e foca na alimentação. Afinal, os alimentos pró-hormonais podem ajudar a aumentar o ganho de força, massa magra e impedir a estagnação dos resultados.

 

“Uma boa dieta é fundamental para qualquer indivíduo que pratica musculação, pois evita que o corpo entre no estado catabólico, ou seja, passe a utilizar a massa magra como energia. Porém, melhorar o estado anabólico vai além: certos nutrientes são capazes de estimular a produção endógena, ou seja, natural, de testosterona, GH e outros hormônios anabólicos, beneficiando o desenvolvimento físico sem oferecer maiores riscos à saúde”, explica o nutricionista esportivo William Ribeiro.

Nutrientes da dieta anabólica e em quais alimentos encontrar

Zinco e magnésio

A combinação resulta no estímulo da produção de testosterona, garantindo o transporte de nutrientes aos músculos. Essa junção ajuda a produção de óxido nítrico, substância vasodilatadora capaz de aumentar o fluxo sanguíneo.

O magnésio ainda incide na contração muscular e redobra a força do indivíduo durante os treinos. O zinco desempenha o papel de regular a produção de GH (hormônio do crescimento) e encontra-se ligado à secreção do hormônio masculino.

 

Arroz integral com feijão preto, amêndoas, castanhas do Pará, vegetais folhosos verde-escuros, ostras, peixes, fígado e ovos são os alimentos ricos em nos nutrientes.