Empreendedorismo do futuro: como se adaptar ao mercado 5G

Empreendedorismo do futuro: como se adaptar ao mercado 5G

A tecnologia 5G já está presente em várias capitais brasileiras, incluindo Brasília. A promessa de uma internet mais veloz — 20 vezes mais rápida do que a do 4G — permite aos usuários uma experiência mais assertiva com conexões bem estáveis e novas possibilidades de integração com aplicativos e aparelhos tecnológicos. A chegada da quinta geração impacta não apenas na forma de consumo, mas também interfere diretamente e indiretamente nas oportunidades de negócios.

Por isso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae no DF) promove o Sebrae Inova, que traz como tema principal a nova tecnologia de internet e os impactos para as micro e pequenas empresas. O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). E aproveitando a conectividade do mundo atual, esta edição contará com transmissão ao vivo das palestras presentes na programação.

Entre os assuntos em pauta neste ano estão: como os pequenos negócios podem aproveitar a tecnologia do 5G a seu favor; como se relacionar com os clientes; como adaptar os modelos de negócio; e quais serão as formas de venda de produtos e serviços. O objetivo do Sebrae é preparar os empreendedores para essa nova realidade de forma que eles consigam ter resultados a longo prazo.

“O empreendedor deve focar em fornecer produtos e serviços adaptados e voltados às diversas necessidades dos clientes para construir um caminho de desenvolvimento econômico e com visão para a resolução de problemas sociais.”

Gabriella Rocha, gerente de Marketing e Desenvolvimento de Produtos do Sebrae no DF

O sinal 5G também impactará nas oportunidades no marketing digital e nos serviços disponíveis no e-commerce. Como será o empreendedorismo neste novo mundo digital? A resposta para essa pergunta será uma das grandes discussões desse evento. As inscrições estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita pelo link.

Rodada de Negócios

Para quem estiver no evento presencialmente haverá, ainda, um local exclusivo para rodada de negócios. Será um ambiente de negociação para os empreendedores dos setores da indústria de móveis e do segmento de bares e restaurantes do Distrito Federal (o último contará com agentes do agronegócio do Sebrae no DF).

As inscrições serão habilitadas no Portal do Inova, o que nos possibilitará já ter uma agenda de negociações pronta para os dois dias”, explica a gerente de Marketing e Desenvolvimento de Produtos do Sebrae no DF, Gabriella Rocha. Outro destaque é a visibilidade para as startups e pequenos negócios, que poderão expor soluções para os segmentos. O evento ainda contará com um estande que oferecerá oficinas e espaço para ativação de marcas.

O local também abrirá espaço para batalha de pitch — apresentações curtas sobre uma empresa ou projeto que tem como objetivo despertar a atenção de um investidor ou cliente.

Entretenimento

Além de toda a parte de ativação e promoção dos pequenos empreendedores, o Sebrae Inova terá um espaço de descontração e entretenimento. O Espaço Gamer contará com campeonatos amadores dos jogos Fifa e Just Dance, duas atrações que têm movimentado bastante o público mais jovem. Com o 5G, a experiência em jogos interativos será ampliada para uma nova forma de interação.

Para quem curte se caracterizar de personagens emblemáticos, o evento terá concurso de cosplay. É uma maneira de a gente se aproximar do público para entender as demandas e o perfil de quem consome”, afirma Gabriella.

Toda a programação do Sebrae Inova terá transmissão ao vivo, mas quem não puder acompanhar nos dias de evento poderá acessar o conteúdo na plataforma Inova Play até 31 de março de 2023.