Pneumonia bacteriana: como é doença que levou Sônia Abrão ao hospital

Pneumonia bacteriana: como é doença que levou Sônia Abrão ao hospital

A apresentadora Sônia Abrão, 59 anos, informou no domingo (28/8) que está internada para tratar de uma pneumonia bacteriana. Ela afirmou, no Instagram, que a suspeita é de que ela contraiu a doença junto com a Covid-19, da qual se recuperou recentemente, mas que os sintomas da pneumonia não se desenvolveram antes devido ao uso dos medicamentos contra o vírus.

A pneumonia bacteriana é uma doença respiratória aguda que ocorre quando bactérias afetam os pulmões e inflamam o órgão e suas terminações (brônquios). A doença geralmente ocorre após uma infecção prévia provocada por bactéria ou vírus, como é o caso da suspeita da apresentadora. A condição de saúde não é contagiosa e é tratada com o uso de antibióticos.

Os sintomas iniciais da doença são similares aos de uma gripe, mas não melhoram com o passar dos dias e fazem o paciente ficar com a voz rouca ou até mesmo perder a voz. Veja os principais sintomas:

  • Febre alta;
  • Tosse persistente;
  • Catarro amarelado ou esverdeado;
  • Falta de ar;
  • Dores no peito;
  • Cansaço excessivo.
  • A pneumonia bacteriana pode ser causada por diferentes agentes, mas é, na maioria das vezes, resultado da infecção pela Streptococcus pneumoniae. A doença é adquirida por meio de gotículas no ar, saliva, secreções como tosse e espirro, e transfusões de sangue. O inverno é o período do ano no qual ocorrem mais infecções desse tipo, devido às quedas de temperatura.

    Em casos mais leves de pneumonia bacteriana, o tratamento é feito em casa, com o uso de antibióticos específicos para eliminar as bactérias. Em situações mais graves, o paciente pode ficar internado. A doença pode acometer pessoas de todas as idades, mas os grupos de risco são crianças, idosos, gestantes e pessoas com o sistema imune fragilizado.

  • Fote:https://www.metropoles.com/saude/pneumonia-bacteriana-como-e-doenca-que-levou-sonia-abrao-ao-hospital